Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

S.O.S., Um pedido de socorro


Estou enfim voltando a escrever já que to sem PC e não tem como eu postar frequentemente, mas enfim, estamos de volta com uma nova musica de Raulzito , dessa vez vamos ver o que Raul escondeu por trás da música S.O.S. uma musica que mostra o desapego de Raul pelas coisas desse mundo miserável . Ele também fala sobre a teoria dos espíritas de que os evoluídos espiritualmente vão para outros mundos distantes viverem com civilizações também evoluídas , Raul pede para que o levem para esses mundos já que aqui as pessoas são apegadas demais as coisas materiais e se esquecem de tudo que poderiam fazer e conhecer , apenas obedecem ordens e agem como um formigueiro na mão dos capitalistas, se comportando uns como os outros , enfim vejamos o que
Raul tem a dizer sobre essas pessoas e sua necessidade de conhecer coisas além desse mundo:


S.O.S.

Composição: Raul Seixas

Hoje é domingo
Missa e praia
Céu de anil
Tem sangue no jornal
Bandeiras na Avenida Zil...
Lá por detrás da triste
Linda zona sul
Vai tudo muito bem
Formigas que trafegam
Sem porque...
Nesse trecho se fala sobre um dia normal , um domingo onde como sempre os jornais falam a morte e as pessoas acham que esta tudo muito bem, porque já estão "acostumadas" a ver todas as desgraças do mundo, outro trecho fala sobre as formigas, que obviamente são as pessoas que acham que gastam suas vidas trabalhando como escravos sem receber o que merecem e tendo a sua vida sugada por capitalistas que só se importam com o dinheiro.
E da janela
Desses quartos de pensão
Eu como vetor
Tranquilo eu tento
Uma transmutação...
Essa parte demorei muito para entender , mas com a ajuda de Thamiryxx, eu finalmente achei uma teoria "aceitável" , Raul compara a janela dos quartos de pensão com a sua vida, mas quartos de pensão não são a melhor coisa do mundo. Vetor, nesse caso significa transmissor de algo, ou seja, Raul diz que na sua posição de cantor (transmitindo a sua música) tenta transmutar(mudar) algo nele e em nós , ele tenta evoluir sua mente e nos ajudar a evoluir também
Oh! Oh! Oh! Seu Moço!
Do Disco Voador
Me leve com você
Prá onde você for
Oh! Oh! Oh! Seu Moço!
Mas não me deixe aqui
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí...
Andei rezando para
Tótens e Jesus
Jamais olhei pr'o céu
Meu Disco Voador além...
Essa parte só confirma mais minha interpretação, Raul pede a o moço do disco voador que o leve para algum lugar melhor que aqui, já na segunda estrofe ele fala algo sobre religião, enquanto as pessoas se preocupam em pagar dízimos e usar apenas as roupas "permitidas pela igreja" esquecem que religião e Deus é algo superior a tudo isso , é evolução de si próprio de sua mente , de sua alma, afinal de contas será que Deus , o criador do céu e da Terra , e de todo o Universo se preocupa com a roupa que você veste??
Já fui macaco
Em domingos glaciais
Atlântas colossais
Que eu não soube
Como utilizar...
E nas mensagens
Que nos chegam sem parar
Ninguém, ninguém pode notar
Estão muito ocupados
Prá pensar...
Enquanto as pessoas se preocupam com suas roupas, com o que os outros vão achar delas , com novelas e outras besteiras , as respostas estão aí na nossa frente basta apenas abrir os olhos e "sair da caverna"
Oh! Oh! Oh! Seu Moço!
Do Disco Voador
Me leve com você
Prá onde você for
Oh! Oh! Oh! Seu Moço!
Mas não me deixe aqui
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí...
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí!
Enquanto eu sei que tem
Tanta estrela por aí!...


Espero ter ajudado a compreender esse texto, aceito sugestões de novas músicas para interpretar e por favor comentem o que acharam do texto , aceito criticas :D


by: Renato Bandeira

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

16 comentários:

  1. Meu bom Renato, que bom que me deu algum crédito! Só espero que os leitores entendam que Thamiryxxx sou eu. Cada vez mais me encanto com a sua forma de interpretar as músicas do Raul Seixas. Brilhante! Mas, como tenho dito, corrija os erros de português. Apenas isso, pois seus textos são sempre bons.

    ResponderExcluir
  2. ótimas suas pesquisas, continue trabalhando e pense em produzir poesia também, afinal de contas, nós críticos, somos um saco, rsrsr
    parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado , mas não sei escrever poesia , eu tento as vezes algumas anotações , mas depois fico meio cismado com que as pessoas leiam rsrsrs as vou tentar escrever poesias qualquer dia

      Excluir
  3. Exatamente, que eu penso dessa musica, e me sinto também, como o Raul sentia, desde que eu lembre nunca gostei do rumo que o mundo está indo. So basta ver como a sociedade brasileira é corrupta, cada vez a mais so se preocupa com os bens matérias, vai chegar uma época pra viver vai ter que ser muito rico senão morte na certa, já estamos vendo isso aqui no Brasil, basta ver como a saúde publica está.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não , essa época nunca vai chegar , se vc ler a interpretação de novo aéon vc vai entender , vai chegar um ponto que as coisas vão começar a melhorar e o nível mental da população vai começar a subir

      Excluir
  4. Preciso fazer uma pergunta para um trabalho de escola. A musica foi lançada no ano da ditadura mesmo,ou foi em algum ano seguinte? Qual seria o ano que ela foi lançada??

    ResponderExcluir
  5. Perdi meu pai há quase um mês, voltando pra casa do hospital estava com o coração em pedaços, me sentindo muito triste, inconformada, então olhei para o céu e pedi para o meu pai me mandar um sinal de como ele estava, se estava tudo bem, porque estava muito preocupada, então, minutos depois, começou a tocar essa música na rádio, na hora senti que foi meu pai que mandou, ele era muito fã de Raul Seixas, sempre que tinha a oportunidade ele fazia questão de ouvir, cantar... Não sei se é coisa da minha imaginação, ou se foi uma coincidência, mas essa música me conformou muito, meu pai era um homem muito bom, muito além do nosso tempo, desse mundo material, sempre muito honesto... Não somos eternos, estamos aqui de passagem, depois disso senti que meu pai estava bem, foi viajar no disco voador para um lugar bem melhor que esse... Toca Raulll

    ResponderExcluir
  6. Enquanto as pessoas estavam levando suas vias medíocres na rua, o Raul estava doidão (tentando uma transmutação) em alguma pensão, observando pela janela. Seu desejo é sumir da Terra, ir para outro planeta, que ele sabe que existe mas muitos não acreditam.É um pedido de socorro (SOS). Ele já foi como aquelas "formiguinhas" e sabe que não há outra saída, tendo até apelado para "totens e jesus".

    ResponderExcluir
  7. Tu não sabe de nada cara.primeiro pra VC da algum parecer você tem conhecer o momento em que ele estava vivendo o contexto atual dele. Era no período do regime militar tudo que ele falou diz respeito a esse tempo.
    Ninguém em San consciência aceita uma história em que VC diz "eu acho que é assim " eu não aceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, não tem nada a ver com regime militar. Ele estava criticando toda a sociedade em que vivemos e faz alusões a muitas coisas. A cegueira da sociedade, as possíveis sociedades já existentes que talvez tenham recebido algo que possa serem alienígenas e muit mais coisas. Falar que a música se refere apenas ao regime militar e diminuir não só a letra da música como também o autor que era muito doidão e crítico não de regimes de toda espécie humana como todo. Se você estivesse falando de Chico Buarque, Vandré e alguns outros poderia até ser...

      Excluir
  8. Como Raul já disse, que não queria ser o dono da verdade, mas sim lançar idéias que fizessem com que as pessoas bscassem suas verdades individuais.
    Mas creio que nessa canção ele faça menção "velada" à ideia de que um suposto Deus alienígena na verdade seja a fonte legitima da origem humana. Nota se muito em suas letras menções à Babilônia, que junm os sumérios, constituem as civilizações mais antigas de que se tem conhecimento e estas civilizações tem histórias de deuses que haviam descido do céu em supostas naves . Há relação entre a crença e relatos dessa civilização e as religiões abraâmicas, tipo Deus que está nos céus, anjos alados e guardiões.

    Andei rezando para
    Tótens e Jesus
    Jamais olhei pr'o céu
    Meu Disco Voador além...

    Na estrofe anterior:

    Já fui macaco
    Em domingos glaciais
    Atlântas colossais
    Que eu não soube
    Como utilizar...

    já fui macaco em domingos glaciais ele possivelmente faz alusão a história que diz que seres humanos são híbridos entre seres que já existiam neste planeta com o gene dos "deuses" astronautas.. A própria bíblia diz que deus fez o homem a sua imagem e semelhança... Atlantas colossais tb vejo possível relação aos habitantes da mitológica cidade de atlantida, que tb se relaciona com historias dos antigos deuses que desceram dos céus.. e as mensagens que chegam sem parar pode ser analogia aos avistamentos, ondas de radio vindas do espaço, captadas por satélites e entre outros fenomenos, mas como a população esta muito ocupada, com a missa de domingo, o chopp no fim de tarde, futebol e carnaval, não encontram tempo(ignoram) a verdade sobre a origem humana.

    ResponderExcluir
  9. Leiam o Livro do Conhecimento!

    ResponderExcluir
  10. Leiam o Livro do Conhecimento!

    ResponderExcluir
  11. Significado de Tótens, alguém pode detalhar por favor...obrigado.

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.