Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Quem tem culpa nessa história?

     O Blog Interpretação Pessoal realizou uma enquete: "De quem é a culpa do declínio da música brasileira?".
     E o resultado foi o seguinte:


     Da indústria musical
  2 (7%)
     Do público
  3 (10%)
     Da mídia
  9 (32%)
     Todas as alternativas anteriores
  14 (50%)

     Também efetuamos uma pesquisa no famoso site de perguntas e respostas: Yahoo!Respostas.

     Pergunta na íntegra: De quem é a culpa do declínio da música brasileira? (Yahoo!Respostas)

Que a música brasileira não tá na sua melhor fase, é fato. Mas de quem é a culpa de
tantas músicas sem qualidade que vemos hoje em dia?
Da Indústria Musical? Do público? Da Mídia?
     Nesta pergunta, o alvo das acusações foi o próprio público. Mas será mesmo que o público é o real culpado da baixa qualidade da música brasileira?
     Eu, Thamirys Pereira, acho que o buraco é bem mais embaixo. Nos dias atuais, há uma banalização da arte música. E essa banalização decorre, entre outros fatores, da função de entreter que a música adquiriu.
     Veja bem, não me entenda mal, não digo que a música não deveria ser uma forma de entretenimento, diversão. Mas não podemos esquecer do real sentido da música: expressão de sentimentos e sensações. E é isso o que falta na música brasileira dos dias de hoje: falta ser arte. Ou melhor, faltam artistas.
     E por que faltam artistas? Porque não há educação musical que os formem.
     Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Artigo 26º, parágrafo 2º, após falar da obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa, matemática, de conhecimento do mundo físico e natural, e da realidade social e política, principalmente brasileira, fala-se:


"§ 2º. O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica*, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos."

     Mas, se o objetivo do Fernando Henrique Cardoso, quando assinou essa lei, era o de criar artistas ou de, pelo menos, melhorar o intelecto artístico do brasileiro, falhou terrivelmente.

*A educação básica é formada, segundo a Lei de diretrizes e Bases,
pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

     E, já que não formamos artistas, também não educamos o público. O brasileiro em si é acomodado e com a música não diferente. Simplesmente deixam que lhe empurrem goela abaixo qualquer coisa. E qualquer coisa é vista como boa. E qualquer coisa vende fácil.
      A indústria musical, como qualquer outra indústria, produz o que vende e lhe gera lucros. E a mídia, por sua vez, apresenta o que lhe dá audiência. É a ordem natural das coisas, portanto não podemos culpar a indústria ou a mídia pelo declínio da música brasileira. O real culpado de tudo isso é o nosso país, o Brasil, que, definitivamente, não investe nem mesmo em português e matemática, muito menos em educação artística.
     Então eu, no auge dos meus catorze anos, me pergunto: quem vai tirar a música brasileira do buraco no qual ela se encontra hoje?
     Quem, eu não sei. Mas sei que precisa ser rápido, porque, já diz o ditado, "quem vive de passado é museu", e, hoje, o Brasil vive, exclusivamente, dos artistas do passado, alguns que nem tocam mais, outros que já até morreram.
     Me despeço aqui, cantarolado os versos de Brasil, do Cazuza.

Sobre a Autora:
Thamirys PereiraThamirys Pereira tem catorze anos, é aluna do curso integrado ao ensino médio de Controle Ambiental no IFPB e idealizadora do Blog Interpretação Pessoal.

Continue lendo sobre Thamirys Pereira ou Sobre o Blog Interpretação Pessoal.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.