E o resultado foi o seguinte:
2 (7%) |
3 (10%) |
9 (32%) |
14 (50%) |
Também efetuamos uma pesquisa no famoso site de perguntas e respostas: Yahoo!Respostas.
Pergunta na íntegra: De quem é a culpa do declínio da música brasileira? (Yahoo!Respostas)
Nesta pergunta, o alvo das acusações foi o próprio público. Mas será mesmo que o público é o real culpado da baixa qualidade da música brasileira?
Que a música brasileira não tá na sua melhor fase, é fato. Mas de quem é a culpa de tantas músicas sem qualidade que vemos hoje em dia? Da Indústria Musical? Do público? Da Mídia? |
Eu, Thamirys Pereira, acho que o buraco é bem mais embaixo. Nos dias atuais, há uma banalização da arte música. E essa banalização decorre, entre outros fatores, da função de entreter que a música adquiriu.
Veja bem, não me entenda mal, não digo que a música não deveria ser uma forma de entretenimento, diversão. Mas não podemos esquecer do real sentido da música: expressão de sentimentos e sensações. E é isso o que falta na música brasileira dos dias de hoje: falta ser arte. Ou melhor, faltam artistas.
E por que faltam artistas? Porque não há educação musical que os formem.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Artigo 26º, parágrafo 2º, após falar da obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa, matemática, de conhecimento do mundo físico e natural, e da realidade social e política, principalmente brasileira, fala-se:
Sobre a Autora:E por que faltam artistas? Porque não há educação musical que os formem.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Artigo 26º, parágrafo 2º, após falar da obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa, matemática, de conhecimento do mundo físico e natural, e da realidade social e política, principalmente brasileira, fala-se:
"§ 2º. O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica*, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos."
Mas, se o objetivo do Fernando Henrique Cardoso, quando assinou essa lei, era o de criar artistas ou de, pelo menos, melhorar o intelecto artístico do brasileiro, falhou terrivelmente.
*A educação básica é formada, segundo a Lei de diretrizes e Bases,
pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
E, já que não formamos artistas, também não educamos o público. O brasileiro em si é acomodado e com a música não diferente. Simplesmente deixam que lhe empurrem goela abaixo qualquer coisa. E qualquer coisa é vista como boa. E qualquer coisa vende fácil.
A indústria musical, como qualquer outra indústria, produz o que vende e lhe gera lucros. E a mídia, por sua vez, apresenta o que lhe dá audiência. É a ordem natural das coisas, portanto não podemos culpar a indústria ou a mídia pelo declínio da música brasileira. O real culpado de tudo isso é o nosso país, o Brasil, que, definitivamente, não investe nem mesmo em português e matemática, muito menos em educação artística.
Então eu, no auge dos meus catorze anos, me pergunto: quem vai tirar a música brasileira do buraco no qual ela se encontra hoje?
Quem, eu não sei. Mas sei que precisa ser rápido, porque, já diz o ditado, "quem vive de passado é museu", e, hoje, o Brasil vive, exclusivamente, dos artistas do passado, alguns que nem tocam mais, outros que já até morreram.
Me despeço aqui, cantarolado os versos de Brasil, do Cazuza.
Thamirys Pereira tem catorze anos, é aluna do curso integrado ao ensino médio de Controle Ambiental no IFPB e idealizadora do Blog Interpretação Pessoal. Continue lendo sobre Thamirys Pereira ou Sobre o Blog Interpretação Pessoal. |
0 comentários:
Postar um comentário
-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.