Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

O Segundo Sol

     Não me perguntem o porquê, mas sempre me foi muito complicado entender o Nando. Ocorre, no entanto, que, de uns tempos pra cá, eu simplesmente percebi que ele não passa de um grande romântico.
     Até mesmo O Segundo Sol, que tem (não nego!) sua face mais misteriosa, parece estar dentro dessa grande categoria na qual se incluem as músicas de amor. Com uma levada que nos remete ao fim do mundo, talvez Nando Reis nos queira dizer que o fim do mundo pode não ser algo tão ruim assim.

     Andei pesquisando sobre o que seria um segundo sol e acabei descobrindo que todos os sóis possuiriam uma espécie de "sol gêmeo", e que o nosso "segundo sol" chamaria-se Hercólubus. Se isso é verdade, eu tenho lá minhas dúvidas, mas é muito importante para o entender da canção sabê-lo.
     Segundo sol, sol duplo, sol gêmeo. Perceberam? Gêmeo, gêmea, alga gêmea. Numa visão romântica da música, é esse o segundo sol. A vida não é fácil pra ninguém, mas quando o segundo sol chegar!... Ah, quando chegar o segundo sol!
     Não que seja regra, mas a maioria da gente busca mesmo a felicidade em outra pessoa. E, mesmo quando tudo está mal, quando todos as órbitas de seus planetas estão desalinhadas, atribui a uma pessoa o caminho para a felicidade. E fica esperando ordinariamente.
     Enfim, vamos à primeira estrofe, o começo:

Quando o segundo sol chegar
para realinhar as órbitas dos planetas,
derrubando com assombro exemplar
o que os astrônomos diriam se tratar de um outro cometa.

     Se a gente considerar que o segundo sol é um homem ou uma mulher que chega na vida de uma pessoa por meio de um relacionamento amoroso, fica tudo fácil de entender. O eu lírico atribui a esse homem/mulher a causa da melhora das coisas em sua vida.
     É interessante que, antes de tê-la como sol, a pessoa era vista como qualquer outro cometa. Isso significa que, antes, o relacionamento era passageiro e despreocupado, como um relacionamento que poderia ser com qualquer outra pessoa. Mas, contrariando os especialistas (e aqui se incluem até mesmo aqueles amigos que gostam de analisar os relacionamentos alheios), percebe-se que não era um cometa qualquer, mas o seu segundo sol, que viera para dar rumo à sua vida. Era a pessoa certa dessa vez.
     Depois de explicada a primeira estrofe, não tenho muita coisa a falar. Acho que os primeiros são mesmo os versos mais complicados. Depois disso, tudo é uma confirmação do que já foi dito. Vejam só:

Não digo que não me surpreendi.
Antes que eu visse você disse,
e eu não pude acreditar.
Mas você pode ter certeza
de que o seu telefone irá tocar
em sua nova casa,
que abriga agora a trilha,
incluída nessa minha conversão.

     E ser a pessoa certa foi uma surpresa. Não era algo esperado. Mas, sendo, o eu lírico garante, fará valer a pena. Agora a pessoa está incluída na sua rota.
     O ponto curioso dessa estrofe fica por conta do "antes que eu visse você disse". É uma confirmação de que o eu lírico não acreditava que esse relacionamento fosse durar. Ele não enxergava futuro. Mas a pessoa com a qual se relacionava acaba demonstrando - ou até falando mesmo - que não era bem como ele imaginava. E ele se surpreende com isso.

Eu só queria te contar
que eu fui lá fora e vi dois sóis num dia
e a vida que ardia sem explicação.

     E então os versos mais bonitinhos da música! O eu lírico apenas conta ao seu amor que enxergou dois sóis num mesmo dia. Percebe-se que esse segundo sol nada tem a ver com  Hercólubus, mas refere-se a ela, a essa pessoa que ilumina os dias do eu lírico, que realinhou suas órbitas e fez a vida arder e aquecer outra vez. E isso tudo, meus caros, não tem explicação, não tem, não tem.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

43 comentários:

  1. Amo essa canção e adorei a sua interpretação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre pensei igual vc, hj nós sabemos que não era nada fisso pq o proprio nando falou kkkk mas eu confesso q me decepcionei um pouco quando ele falou o sentido verdadeiro, ainda prefiro o seu! Rsrs

      Excluir
  2. Muito bacana sua análise,. A idéias que eu tinha sobre essa música era ligada a traição e a entrada de uma criança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que faria sentido também! Muitas coisas podem ser "o segundo sol", depende muito de quem olha.

      Excluir
  3. Muito legal!
    Esta visão é tão bonita, faz a música ficar ainda mais legal de se ouvir.
    E quando chega no final da música... não sei dizer direito o que foi, só sei que ficou bonito mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme!
      Que bom que gostou. Sua opinião é sempre importante pra mim, de coração!

      Excluir
    2. Obrigado!
      Legal "ouvir" isto.

      Excluir
  4. otima interpretação membora eu ache essa musica um lado mais fraco do cantor

    adoro rock nacional mpb
    e achei o lugar certo
    gostei da interpretação de oceano do djavan

    ResponderExcluir
  5. acho que tudo ira ser tão chato se tua felicidade fosse você, nem deve fazer sentido isso. de fato, procuramos em algo/alguém para fazer mudanças em nossa vida, ter certa relação de dependência,iluminar nossos rumos, sair da monotonicidade entre outras coisas no qual atribuo como "animação", e equivalendo, o que seria da terra sem a luz do sol? seria algo monótono..acho que seria isso, a animação depende da luz. assim que nascemos, já ganhamos luzes, crescemos e em meio de astros e outras luzes, encontramos uma que entre algum tempo e a eternidade, se assim for, será a principal luz da sua vida e em frente a ela, outras não equivalem a força que ela te ilumina.
    segundo sol pra mim seria aquele que principal motivo pra se animar, além do primeiro sol, que sempre cuidou de você..
    nando metaforizou munto bem o sentimento amor, o que concordo: é "sem explicação".

    apenas não atribuo a metáfora de nando pelo fato do sol ter luz própria (como devo saber), ñ, pois a sempre outro que nos ilumina e anima.. acontece que, um é o sol do outro, nesse ponto, e sempre mudamos por ele.. "eu ainda ñ vejo o sol mudar a si, apenas muda quem gira em torno dele(se dessa forma for)".
    considero essa música algo forte, pois é simples pra falar de algo sem explicação. ñ menospreze o sentimento, é ele que nos muda, anima..Thamirys, ótima interpretação, e espero que encontre seu segundo sol, se já encontrou, espero que ele sempre te ilumine, que se "transforme" em alguém cada vez mais bela!

    (Anderson Santos)

    ResponderExcluir
  6. Aki ele explica isso ae, e não tem muito haver com o que vc falou, mas é uma boa interpretação. http://www.youtube.com/watch?v=SgBz8hwYOBM

    ResponderExcluir
  7. Caraca, muito foda suas interpretações!

    ResponderExcluir
  8. O nando reis, pelo que eu sei é hare krishna, e também (sem ter a certeza...) creio que eles acreditam na vinda de um segundo sol, quando o mundo for acabar, na musica ele se refere a isso, como se de inicio as pessoas não fossem acreditar que fosse realmente isso (Daí vem o achar que é um cometa), o "antes que eu visse, você disse eu não pude acreditar" seria como se a noticia fosse se espalhando, e "a vida que ardia, sem explicação" ao fim do mundo, mas não ao fim da vida ou da alma... sei lá... foi só o que eu havia pensado, sem a parte romântica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto. Fala do mundo pos apocalíptico.

      Excluir
    2. Concordo.
      Tem muito mais...
      Sem esse Lado romântico.

      Excluir
    3. Oi, gente! Tudo bem?
      Que existem estudos que sugerem a existência do segundo sol, astonomicamente falando, não há dúvidas. Nem nego e nem desconsidero. Aliás, acho que Nando utilizou tais teorias como base, como substrato para construir uma metáfora lindíssima sobre nós, humanos. De certa forma, prefiro acreditar que ele tocou, sim, nesse lado romântico, o que contribui para a riqueza poética que a canção possui.
      Um abraço,
      Thamirys Pereira.

      Excluir
  9. você já fez a interpretação da musica "Bicho de 7 cabeças" de Zeca Baleiro? Eu ouvi uma interpretação possível para ela, poderia tratar sobre o fim do mundo também. porem... com uma visão cristã, como o bicho de 7 cabeças descrito em apocalipse... Você poderia dar sua interpretação?

    ResponderExcluir
  10. quem seriam os astronômos e cometas?
    o amante e a sogra?
    me poupe!
    A letra é isso aí e nem é difícil entender!
    Não tem explicação,pq a letra já diz tudo,por isso no final da música tem esse trecho : "não tem explicação" ..o resto é puro bla bla bla!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai, Vinicius...
      Já diria Mario Quintana: quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro.
      Me poupe, hein!

      Excluir
    2. /\ Arrasou! Eu sempre penso que depois que você escreve um poema ou uma música e coloca ela a disposição de um público, ela não pertence mais realmente a você. Qualquer um pode interpretar o que quiser. E uma amiga minha fez uma interpretação igual a sua sobre essa música, vai ver ela pode até ter lido aqui. Só sei que essa música, ainda mais na voz da Cássia, me deixa arrepiada do início ao fim. "Eu só queria te contar
      que eu fui lá fora e vi dois sóis num dia
      e a vida que ardia sem explicação..." nossa, orgasmo sonoro nessa parte hahaha

      Excluir
    3. Ah, e você acha que O Segundo Sol dialoga, de certa maneira, com "Pra Você Guardei o Amor"?

      Excluir
    4. Concordo com o Vinicius.
      Ele deixa claro.
      É só procurar saber sobre o segundo sol.
      A interpretação vai partir do íntimo de cada um.
      Mas está claro.
      Existem estudos sobre o segundo sol.

      Excluir
    5. tu es burro ou o que? Ele disse os astrônomos seriam as pessoas que dizem ( esse ai é so mais um na tua vida) e o cometa seria aquela pessoa que vem e passa relacionamento rápido! Se tu não conseguiu interpretar isso na interpretação explicadíssima acima, vais ter capacidade pra interpretar a musica? Me poupe você!

      Excluir
  11. Thamirys, você faz fez a interpretação de Por onde Andei do Nando Reis, curto muito essa música, ela é parte da minha vida, se não fez, tem como fazer, estou no aguardo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rogério.

      Eu gosto muito de Por Onde Andei tbm. Eu vou, sim, fazer uma análise sobre ela. Obrigada pela sugestão.

      Excluir
  12. é neh analise pessoal, eu já acredito que a musica, nos remete ao apocalipse, só não entendo,o porque se ele é ateu affs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque não existe Deus.
      Existe uma força suprema.
      E so procurar sobre os sumérios,
      Amunakis, doc os deuses astronautas, zeitergaster. E por ai vai. Q vc vai entender.

      Excluir
  13. A música é linda, mas com essa interpretação, ganhou ares de genialidade. Parabéns! Vc e o nando são grandes gênios...

    ResponderExcluir
  14. Bem coerente essa explicação. As pessoas ficam viajando em exoterismo e tal, quando tudo se resume em amor.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, imaginava algo assim, mas você traduziu direitinho, showwww

    ResponderExcluir
  16. Suas interpretações são incríveis. Estou lendo todas. :)

    ResponderExcluir
  17. Gostei da sua interpretação. Mas vi uma interessante sobre o ponto de vista do Autor (nando reis), tendo como parâmetro para o segundo sol a outra opinião, que embora possamos ser avisados da existência dela, não acreditamos e continuamos inertes no pensamento que existe apenas um sol absoluto.
    Isso até se explica pela bem casada interpretação com a Cantora Cássia Eller.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Mano sua interpretação é boa(inclusive eu pensava isso antes),mas,eu vi um vídeo do próprio Nando Reis explicando,ele disse que o Segundo Sol é uma espécie de nova verdade,saca!?O que ele quis dizer com a musica é que não existem verdades absolutas:
    "Quando o segundo sol chegar
    para realinhar as órbitas dos planetas,
    derrubando com assombro exemplar
    o que os astrônomos diriam se tratar de um outro cometa"
    Aqui ,por exemplo, ele mostra que uma nova verdade chega para dar sentido a nossa existência e indaga o que diriam se ela tambem nao for uma verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  19. Ontem ouvi essa música e, acredito que pelo fato de eu estar chapada, me emocionei de uma forma inexplicável. Primeiro eu comecei a ouvir os acordes, prestando atenção em cada instrumento, cada nota, nos tons dos violinos, na melodia que saía do violão e, claro, na voz incrível da Cassia que ora parecia muito rouca, ora muito doce. Eu estava no ônibus vindo para casa e tive que segurar as lágrimas. A cada estrofe, palavra e frase da música, eu entendia. Eu simplesmente sentia, no meu ponto de vista, o que essa música estava querendo me dizer. Tentei decifrá-la, ouvi novamente e senti a mesma coisa. Até que hoje resolvi procurar no Google "interpretação da música O Segundo Sol" e olha o que eu achei. Alguém que conseguiu pôr em palavras o que eu, naquele ônibus, pensei e senti. Muito obrigada por essa interpretação maravilhosa. Talvez eu tenha encontrado o meu segundo sol. <3

    ResponderExcluir
  20. Interpretação equivocada. Leia mais sobre mundo pos apocalíptico.

    ResponderExcluir
  21. NO SENTIDO FIGURADO, JESUS FOI O PRIMEIRO SOL. FOI QUEM TROUXE A HUMANIDADE A LUZ ATRAVEZ DO AMOR. COMO A TERRA ESTA CADA VEZ MAIS CAOTICA, VAI CHEGAR AO MUNDO ( DE UMA FORMA NATURAL, COMO QUALQUER CRIANÇA NASCE, UM HOMEM COM PODER , COM PALAVRAS SABIAS E CONDUZIRA AO MUNDO A UMA NOVA ERA DE PAZ E GRANDES REALIZAÇOES. GRANDE PARTE DA HUMANIDADE O SEGUIRA E DIRA QUEM SE COMPARA A ESTE. ( ESTE SERA O SEGUNDO SOL A QUEM A MUSICA SE REFERE; MAS LOGO APOS ELE MOSTRARA QUE É O MALIGNO, O ANTICRISTO.

    ResponderExcluir
  22. Gente, parem de viajar! É claro que quando o autor compõe uma canção, ele tem um motivo, uma razão e logicamente um sentido pra ela. Eu ouvi a explicação do próprio Nando sobre essa música. Não tem nada a ver com essa viagem toda.

    ResponderExcluir
  23. Foi descoberto um astro enorme em nosso sistema solar, com certeza essa musica fala sobre esse astro que os cientistas disseram poder existir há mais de 50 anos atras e hoje até a Nasa esta a estuda-lo. Sem mencionar que os Sumerios há 6000 mil anos atrás já falavam sobre a existěncia de Planeta chamado Nibiru. Que se aproximava do nosso sistema solar a cada 26000 mil anos.
    E ai vcs acham que essa letra fala de amor ou é uma previsão astronomica

    ResponderExcluir
  24. Caramba, que interpretação completa e lógica, obrigada! <3

    ResponderExcluir
  25. A interpretação é bonita. Mas o Nando em uma entrevista disse que não tem nada a ver com isso e sim com uma segunda opinião. Pasmem! Tudo bem, tudo bem. Mas quando a gente compra um quadro com imagem abstrata. A compramos por termos visto o que vimos e não o que o pintos quis expor. Essa interpretação é muito bonita para a música. Mas bonita que a própria definição do Nando. Parabéns

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.