Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Eternamente Cazuza | Ideologia

Agenor de Miranda Araújo Neto (Cazuza)
     Cazuza, não só músico, não só cantor, não só compositor, não só letrista, também poeta. Rebelde aos olhos de quem vê, garoto assustado aos olhos de quem entende suas letras de verdade, ou, pelo menos, tenta.
     Nunca fui nem sou fascinada pelo Cazuza. Apesar de gostar bastante da música brasileira, do rock nacional, não sei sequer cantar uma letra inteira do Cazuza. Sei de tudo aos pedaços, mas a música Ideologia é especial.
     Talvez seja essa a música que mais representa os jovens de ontem e de hoje. E, não só representa os jovens, mas também todos os sonhadores falidos depois de um tempo.






Ideologia

Meu partido é um coração partido
e as ilusões estão todas perdidas.
Os meus sonhos foram todos vendidos,
tão barato que eu nem acredito.
Ah! Eu nem acredito...

Que aquele garoto
que ia mudar o mundo,
mudar o mundo,
freqüenta agora
as festas do "Grand Monde".

Meus heróis morreram de overdose,
meus inimigos estão no poder.

Ideologia!
Eu quero uma pra viver!
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...

O meu prazer agora é risco de vida,
meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll.
Eu vou pagar a conta do analista
pra nunca mais saber quem eu sou.
Ah! Saber quem eu sou...

Pois aquele garoto
que ia mudar o mundo,
hoje assiste a tudo
em cima do muro.
Em cima do muro...


Meus heróis morreram de overdose,
meus inimigos estão no poder.

Ideologia!
Eu quero uma pra viver!
Ideologia!
Eu pra viver!
Ideologia!
Pra viver!
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...


     Quando somos jovens temos planos, temos idéias, e pensamos que vamos mudar o mundo. Achamos que podemos tudo, e criamos escrúpulos, conceitos. A nossa teoria chega a ser muito boa, mas raramente a colocamos em prática.
     Não vou tentar explicar verso por verso dessa canção. Não é preciso. A música se explica por si só.
     Aquele garoto que ia mudar o mundo sequer liga mais pra isso. Aquele garoto que ia mudar o mundo está perdido em sexo e drogas. Aquele garoto que ia mudar o mundo, hoje, já não sabe quem é. Aquele garoto que ia mudar o mundo, que criticava tanta a alta sociedade, hoje, hipócrita, faz parte dela. Aquele garoto que ia mudar o mundo, hoje homem, quer voltar a ser um garoto. Voltar a ser um garoto para poder ter outra vez os sonhos, as idéias, os conceitos, a vontade e o desejo de querer mudar o mundo.
    Cazuza, aquele garoto que ia mudar o mundo.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

4 comentários:

  1. Edilson:
    O que eu percebo é que quando eu tinha uns 14 anos me identificava com essa música. Depois com 16 a mesma coisa... Conforme os anos vão passando mais entregamos as pontas e vamos nos tornando aquilo q sempre criticávamos.

    ResponderExcluir
  2. e eu acredito que ele mudou...
    não como ele queria,
    mas no pensamento de cada um,
    ele fez seu papel de deixar uma semente...
    Devemos agradece-lo...

    ResponderExcluir
  3. Vemos uma grande analise de Gramsci nessa música.. Cazuza era show

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.