Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Enquanto houver sol

     Talvez por obedecerem mais à levada pop, as músicas do Titãs, em geral, não são tão difíceis de interpretar, de estabelecer um significado. Mesmo assim, nem todo mundo enxerga a beleza e a verdade dessas canções. Uma delas é Enquanto houver sol, que é muito mais do que uma simples mensagem otimista da vida.
     Logo na primeira estrofe (Quando não houver saída, quando não houver mais solução, ainda há de haver saída. Nenhuma idéia vale uma vida) pode-se perceber, depois de deixar claro que para toda situação há uma solução, uma afirmação a ser discutida: nenhuma idéia vale uma vida.
      Ideologia mata. Nazismo, fascismo, fundamentalismo islâmico, anarquismo, socialismo, capitalismo, nacionalismo e etc. São tantas vítimas de tantos "ismos", em guerras frias, mornas, quentes, químicas e até mesmo santas. Os professores de história acabam dizendo que as guerras são/foram inevitáveis. Mas quem disse que os fins justificam os meios? Quem disse que, para instituir o capitalismo americano no mundo, valeria tudo, inclusive matar milhares de pessoas? E é nisso que se encaixa a frase "Nenhuma idéia vale uma vida".
     Infelizmente, no mundo inteiro, são poucas as pessoas que pensam assim. Muitos pensam que devemos lutar por nossos ideias, por nossos sonhos, pelo que acreditamos. E devemos, mas não a qualquer custo. Mas tudo bem, enquanto houver sol, alguém ainda pode encontrar uma saída.
     Outra frase importante em Enquanto houver sol está na segunda estrofe (quando não houver esperança, quando não houver nem ilusão, ainda há de haver esperança, em cada um de nós, algo de uma criança).
     As crianças esperam muito, são muito esperançosas, pois são ingênuas, imaturas e ainda não encontraram limites na vida. E, embora essas palavras, para um adulto, possa parecer uma descrição ruim, não é. O que a canção quer nos passar é que devemos sempre esperar, devemos sempre sermos esperançosos, acreditar que não existe o impossível, porque é isso que é a esperança. A esperança que se esconde em muita gente. Mas tudo bem, enquanto houver sol, há chances para que as pessoas exponham toda a sua esperança.
     Pulemos então o refrão. Quando não houver caminho, mesmo sem amor, sem direção, a sós ninguém está sozinho, é caminhando que se faz o caminho.
     Certas pessoas esperam que tudo caia do céu em seus colos. Não é assim que a vida funciona. Se você quer ter alguma coisa, precisa conquistá-la. Parece conselho de pai (e é), mas é verdade. Se não existe um caminho, é preciso fazer um. Muita gente ainda espera de braços cruzados, mas tudo bem, enquanto houver sol, elas ainda têm tempo para correr atrás do querem.
     Quando não houver desejo, quando não restar nem mesmo dor, ainda há de haver desejo, em cada um de nós, aonde Deus colocou.
    Esses últimos versos se auto explicam. Se você luta para conseguir o que quer, se não deixa a esperança morrer, se entende o valor da vida, e mesmo assim se sente envolver pela depressão, não sente tristeza, nem alegria, enquanto houver sol, você poderá mudar de opinião, ainda haverá o desejo pela vida, pois o desejo de viver é natural e instintivo do ser humano.
     Enquanto houver sol, ainda haverá tudo o que você quiser.
Sobre a Autora:
Thamirys PereiraThamirys Pereira tem catorze anos, é aluna do curso integrado ao ensino médio de Controle Ambiental no IFPB e idealizadora do Blog Interpretação Pessoal. Continue lendo sobre Thamirys Pereira ou Sobre o Blog Interpretação Pessoal.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

2 comentários:

  1. Continue com seu trabalho, muito bom..
    Principalmente suas interpretações de Renato Russo..
    Acessarei diariamente seu Blog!

    ResponderExcluir
  2. Lucas V., muito obrigada! As interpretações do Renato Russo são realmente as que eu mais gosto de fazer. E bem, eu vou tentar atualizar o blog com mais frequência. Continue acessando o blog!

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.