Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

O que eu não sabia sobre "Eu Sei"

     Se você sempre procura pelo significado de músicas, em especial as da Legião Urbana, existe a possibilidade de já conhecer o blog O Livro dos Dias, do Eduardo Rezende. É um espaço fantástico totalmente dedicado à interpretação das canções de Renato Russo.
     Só para que se tenha ideia do potencial desse garoto, sugiro que leiam um artigo seu, com o qual fui presenteada em setembro:
     Eu sempre soube que o Eduardo era muito inteligente e perspicaz. No entanto, há alguns dias, a interpretação que ele fez da música Eu Sei me deixou, simplesmente, encantada.
     Enfim, deixemos de rodeios e vamos logo ao que interessa!
     Lembre-se dos versos de Eu Sei. Sabe cantá-la do início ao fim? Então cante-a. Se não, ouça ela uma outra vez. O que ela significa?
     O Eduardo me falou que fala de traição.
     Imagine o seu namorado/namorada. Imagine também que ela tem um melhor amigo e que não se cansa de falar com ele, seja pessoalmente, seja pela internet ou pelo telefone. Você sabe que ela te trai com esse melhor amigo, mas ela não sabe disso. Agora imagine que você é o Renato Russo. Foi nessa situação que você escreveu Eu Sei.
     Você e o seu namorado/sua namorada estão no meio de uma discussão. E então você, esgoelando-se, diz: "Sexo verbal não faz meu estilo! Palavras são erros e os erros são seus!". Você revela que tem conhecimento da traição, e que, nem por um momento, passa pela sua cabeça ser como o outro, pois, sendo assim, seria errado.
     Ela te traiu, está errada! Mas você se lembra que também está, já que continuou insistindo nesse relacionamento. Ela mente, mas você também. Você nunca lhe comunicou que sabia de tudo. Mas você sabe! E não se cansa de repetir: "Eu sei, eu sei...".
     Ironicamente, você a manda, ao menos, fechar a porta quando ele a telefonar. Você não está a fim de ouvir horas e horas de sexo ao telefone.
     E, obviamente, ela não ia escutar calada tudo que você fala. Ela diz que tudo acaba ali e que vai embora com o outro. Mas você, embora não a ame, não sabe viver sem ela. Tenta impedi-la. Ainda sonha com honras, em ouvir promessas, em criar lembranças, construir histórias.
     Ao fim da música, é como se você, Renato Russo, dissesse: "Somos tão jovens!". Os dois são tão imaturos que você percebe as razões pelas quais aguentou calado toda essa situação. Ela é o eixo central de sua vida. Você construiu sua vida baseado nela. Pra você, o famoso lema fascista, "Ame-o ou deixe-o", não acontece.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

9 comentários:

  1. realidade... boa interpretação Thamyris, gostei muito... meu simples comentário é da palavra "imaturo", que ao meu ver faz todos nós fazermos besteira, mesmo aquelas talvez impensáveis como aceitar uma traição, os sentimentos são maior que tua própria noção do certo ou errado, do justo e do injusto!!!( há alguns que não conseguimos "controlar" mesmo na experiência)
    " a imaturidade do ser humano". o bom é que a experiência nos faz ser pessoas melhores e consertar o erro cometido. meu comentário pode não condizer com sua interpretação, mas é minha opnião... gostei muito Thamyris Pereira!!!
    (Anderson Santos)

    ResponderExcluir
  2. Anderson,
    Antes de tudo, é um prazer tê-lo por aqui!
    Então, usei "imaturo", falei de maturidade e outras coisas que a rodeiam. Na verdade, queria apenas traduzir os últimos versos da música (sem repetir as palavras do Eduardo):
    "Somos pássaro novo longe do ninho".
    Obrigada outra vez, Anderson. Continue visitando o blog.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Tha, a gente ta ai pra isso. rs. Obigado pela divulgação novamente e pelo comentário que me deixou muito feliz. É sempre bom, embora somos de espaços diferentes, trabalharmos juntos nisso. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. gostei dessa perspectiva...
    pode fazer sentido.

    ResponderExcluir
  5. a pessoa que costumava ligar pros outros e passar horas no telefone é o próprio renato. ele já comentou isso numa entrevista...

    ResponderExcluir
  6. na verdade não é isso. Não é uma história contínua, mas são fragmentos.

    ResponderExcluir
  7. Achei ótima a interpretação, me fez sentir a música de outra forma e reimaginar cada verso. Mas como "a noite acabou, talvez tenhamos que fugir sem você" sem encaixaria nisso tudo?
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.