Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Análise detalhada dos versos de "Não consigo odiar ninguém"

     Não consigo odiar ninguém, de Humberto Gessinger, não é uma música difícil de ser compreendida, porém muito inteligente e de uma beleza enorme. Numa música que retrata a tentativa de um eu lírico reatar seu relacionamento, Gessinger mostra todo o seu brilhantismo.

     Humberto inicia a música dizendo: "não quero seduzir teu coração turista"Turista é toda pessoa que viaja para divertir-se, toda pessoa que faz uma viagem por prazer. Quando fala "não quero seduzir teu coração turista. Não quero te vender o meu ponto de vista.", Humberto Gessinger, talvez, refira-se a não querer convencer a pessoa com a qual se relacionava a reatar tal relacionamento (que provavelmente tinha por brincadeira), mas apenas querer expor sua opinião e deixar que ela reflita a respeito.
     Logo em seguida, ele completa: "eu tive um sonho e há muito não sonhava, lembranças do futuro que a gente imaginava.". Bem, é comum que, num relacionamento, estável ou não, tracem-se sonhos, planos de futuro. Qualquer casal faz isso. E neste ponto, Humberto faz referência a este fato. Ele relembra o futuro que planejavam, ou melhor, o planejo do futuro. E o fato de "há muito não sonhar" nos dá a ideia de que há muito não faz planos, o que nos sugere que estejam separados há certo período de tempo.
     E completa as sequências de versos que precedem o refrão pela primeira vez: "nem sempre foi assim, outro mundo é possível. Pode até ser o fim, mas será que é inevitável?". Com isso, podemos concluir que o eu lírico de Humberto Gessinger sugere claramente que a pessoa com a qual se relacionava repense sobre o fim do relacionamento, se é mesmo definitivo, se é mesmo inevitável.
     Enfim, chegamos ao refrão. É comum que fiquemos com raiva, magoados, ou mesmo criemos o ódio, quando somos abandonados pelas pessoas que gostamos. No entanto, o nosso eu lírico simplesmente não consegue odiar a pessoa que o deixou. Possível motivo? O amor, quem sabe. E o fato de não conseguir odiar a tal pessoa, faz com que ela o ache louco, por achar que tal amor, que não se machuca nem mesmo com o abandono, pareça mais com a obsessão. Mas então o eu lírico argumenta: "eu não consigo odiar ninguém".
     Seguem-se então os versos que eu, Thamirys, considero os dois mais bonitos da canção. O primeiro é: "O tempo parou, feito fotografia, amarelou tudo que não se movia", onde o eu lírico nos mostra que, ao fim do seu relacionamento, o tempo, o mundo parecia parado, como uma fotografia imóvel. Mas que, também como uma fotografia, amarelou com o passar do tempo que, apesar de parecer, não estava parado. O segundo é: "o tempo passou, claro que passaria, como passam as vontades que voltam no outro dia". Humberto Gessinger simplesmente quis nos mostrar que, passado o momento, não adianta insistir. E o tempo, inevitavelmente, passou tanto para o eu lírico quanto para a pessoa a quem ele fala durante toda a música.
      Então, após e antes da repetição do refrão, complementando o sentido dos versos descritos no parágrafo anterior, Gessinger diz: "eu tive um sonho, o mesmo do outro dia, lembranças do futuro que a gente merecia". Nestes últimos versos inéditos ao corpo da canção, Humberto Gessinger me passa a ideia de desistência, onde o eu lírico desiste de convencer quem quer que seja a reatar seu relacionamento (coisa que jamais foi sua intenção inicial), afinal o tempo passou, o momento passou e o relacionamento acabou, ainda que ele guarde resquícios desse amor dentro de si e ainda ache que juntos teriam um belo futuro.
Sobre a Autora:
Thamirys PereiraThamirys Pereira tem catorze anos, é aluna do curso integrado ao ensino médio de Controle Ambiental no IFPB e idealizadora do Blog Interpretação Pessoal.

Continue lendo sobre Thamirys Pereira ou Sobre o Blog Interpretação Pessoal.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

5 comentários:

  1. Apesar de ter apenas 14 anos,consegue fazer uma bela análise(Cheia de detalhes).Continue assim que você vai longe.

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise. Quase que não acredito na tua idade. Meus parabéns :)

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.