Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

5 Músicas Realmente Tristes da Legião Urbana

     Para quem não sabe, mantenho uma paixão declarada por músicas tristes. E, após algumas horas ouvindo Cartola, em especial a canção O Mundo é um Moinho, tive a ideia de fazer uma lista com as canções, na minha opinião, mais tristes da música nacional.
     No entanto, seria essa ideia, se concretizada, uma enorme injustiça, levado em conta que não conheço todas as canções brasileiras. Por isso, como conheço 99% das canções da Legião Urbana, fiz uma lista com as 5 canções, em minha visão, mais melancólicas da banda.

Título: Mil Pedaços
Duração: 3:23
Álbum: A Tempestade ou O Livro dos Dias
Ano: 1996
Descrição: Apesar de ter uma melodia suave e, até certo ponto, doce, Mil Pedaços representa a desilusão dos corações partidos.

Título: Vento no Litoral
Duração: 6:03
Álbum: V
Ano: 1991
Descrição: Vento no Litoral foi escrita após o rompimento do duradouro relacionamento que Renato manteve com um estadunidense que, segundo ele, havia lhe feito a cantada mais bonita que já recebera em toda a vida.

Título: Longe do meu lado
Duração: 4:25
Álbum: A Tempestade ou O Livro dos Dias
Ano: 1996
Descrição: Longe do meu Lado, a canção de melodia ácida, fala do desencanto em relação à paixão, decorrente da morte da pessoa amada pelo eu lírico.

Título: A via láctea
Duração: 4:40
Álbum: A Tempestade ou O Livro dos Dias
Ano: 1996
Descrição: Prevendo sua a morte, causada pelas complicações da AIDS, Renato Russo escreveu A Via Láctea. Essa música, quando lançada, foi considerada por muitos uma canção de despedida, como até hoje é também conhecida.

Título: Clarisse
Duração: 10:30
Álbum: Uma Outra Estação
Ano: 1997 (Póstumo)
Descrição: Uma canção com mais de dez minutos de pura melancolia. Em Clarisse, Renato Russo conta a história de uma menina de quatorze anos perdida em sua depressão. Aborda ainda temas de sua vida pessoal, como suas próprias crises depressivas. É uma visão depressiva do mundo.




Sobre a Autora:
Thamirys PereiraThamirys Pereira tem catorze anos, é aluna do curso integrado ao ensino médio de Controle Ambiental no IFPB e idealizadora do Blog Interpretação Pessoal. Continue lendo sobre Thamirys Pereira ou Sobre o Blog Interpretação Pessoal.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

17 comentários:

  1. Thamirys, nao acredito menina! vc que fez esse blog! supergrata! sou professora de filosofia numa escola estadual em sp e estou usando seu blog para algumas aulas. estou interpretando a letra ha tempos para falar de sentimento, razão, sociedade e liberdade. Para maim essa musica em especial fala sobre tristeza, se quiser conversar mais pode me enviar um email! adrinatrielli@uol.com.br. valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Isso é muito legal! Eu fico muito, muito feliz mesmo. Aliás, apesar de não saber tanto quanto gostaria, eu adoro filosofia.
      Eu é que tenho que agradecer. Poxa, você é professora! Fico muito lisonjeada por dar valor ao que eu escrevo e mais, passar um pouquinho disso pros seus alunos.
      Muito obrigada! Vou entrar em contato sim!

      Excluir
  2. Como pode, três das cinco músicas acima foram justamente do seu último álbum. E é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, gostei de verdade! Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho gostado muito de suas interpretações, gostaria de um dia ve a interpretação e analise da musica a terceira lamina de zé ramalho, um dia poderia fazer

    ResponderExcluir
  5. Como Angra dos Reis não entrou na lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc sabe do que fala Angra dos Reis? Não é uma música triste. wstá falando da usina nuclear de Angra e dos riscos que ela tras.

      Excluir
  6. L'aventura, pra mim, sem dúvida é a mais triste de todas:
    "Seu olhar não conta mais histórias, não brota o fruto e nem a flor, e nem o céu é belo e prateado e o que eu era, não sou mais e não tenho nada pra lembrar..."
    Penso que sentimos isso quando estamos desiludidos com alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opniao era p ta em terceiro a música L'aventura

      Excluir
  7. A escolha foi boa realmente... gostaria somente de acrescentar a canção "Dezesseis"... Triste a história e seu desfecho

    ResponderExcluir
  8. Dificil mesmo eh achar musicas tao simbolicas nos dias de hoje

    ResponderExcluir
  9. Faltou L'aventura que na minha opinião e triste demais!!

    ResponderExcluir
  10. Porque que o livro dos dias não entrou ai!
    -"Não esconda a tristeza de mim, todos se afastam quando o mundo está errado, quando o que temos é um catalogo de erros, quando precisamos de carinho, força e cuidado." O LIVRO DOS DIAS "RMJr"

    ResponderExcluir
  11. Acho a musica Dezesseis muito triste pelo final tragico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bem verdade. Na realidade, muitas músicas da Legião Urbana são bastante tristes. Foi bem difícil elaborar essa lista. Fui mais pelo gosto pessoal. Ainda assim, concordo com você.
      Obrigada pelo comentário! Espero que volte sempre.
      Um abraço!

      Excluir
  12. Clarisse, de fato, é a musica mais triste da Legião(talvez vocês discordem de mim).

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.