Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Sugestão do Leitor: O Livro dos Dias

       O Leitor Joelson Souza há não muito tempo me propôs um desafio: interpretar a música O Livro dos Dias, da Legião Urbana. E eu, que sou uma indiscutível fã da banda, sequer hesitei e aceitei logo o tal desafio. Mal sabia o Joelson que o álbum A Tempestade ou O Livro dos Dias é o que mais gosto dentre todos os álbuns musicais do mundo.
     O Livro dos Dias é uma música que resume um relacionamento que, com o tempo, se acaba. E, para confirmar isso, explicarei o significado dessa canção dividindo-a em quatro partes.


Parte 1:
"Ausente o encanto antes cultivado, 
percebo o mecanismo indiferente,
que teima em resgatar, sem confiança, 
      a essência do delito, então, sagrado."


     O Livro dos Dias poderia ser comparada ao romance de Romeu e Julieta (não a obra de Shakespeare, mas o relacionamento entre eles). Assim como os personagens shakespearianos, o eu lírico e seu interlocutor viviam um romance proibido. E era justamente a proibição desse relacionamento que, assim como em "Romeu e Julieta", promovia o encanto entre os dois.
     Porém, algo aconteceu e esse encanto se perdeu. O encanto que antes era cultivado já não existe mais. E o eu lírico percebe os frígidos esforços do interlocutor para fazer novamente daquele relacionamento algo parecido e tão bonito quanto "Romeu e Julieta".

Parte 2:
"Meu coração não quer deixar
meu corpo descansar.
E o teu desejo inverso é velho amigo,
já que o tenho sempre a meu lado."

     O eu lírico, por sua vez, mesmo cansado de suas tentativas, sempre em vão, não se deixar descansar. Também luta para que o seu relacionamento volte ao que era antes, com todos os seus encantos, magias, ilusões e maravilhas.
     Porém (outra vez "porém"), o desapego que o interlocutor sente pelo o eu lírico já é algo frequente demais. O desprendimento que o interlocutor sente está sempre presente. E todos já devem saber que desapego e desprendimento não são coisas que combinam bem com um bom relacionamento.

Parte 3:
"Hoje então aceitas pelo nome.
E o perfeito entregas, mas é tarde.
Só daria certo aos dois que tentam,
se ainda embriagados pela fome.
Exatos o teu perdão e tua idade,
o indulto a ti tomasses como benção."

     É quando percebemos claramente que o motivo do desencanto nesse relacionamento é o fato de o interlocutor aparentemente ter perdoado o eu lírico por algum erro cometido, talvez algum tipo de traição. Apesar de o interlocutor superficialmente aceitar esse erro e entregar o seu amor, é tarde demais.
     Aquele relacionamento desencantado não sobreviveria ao erro do eu lírico, ainda que o interlocutor fosse maduro o bastante para perdoá-lo. Ainda que o interlocutor entregasse todo o seu amor, e ainda que considerasse a sua capacidade de perdoar aquele erro uma benção, era tarde demais. Pois aquele amor só se reergueria se ambos desejassem um ao outro, se ainda sentissem sede um pelo outro. E isso não acontecia.

Parte 4:
"Não esconda tristeza de mim.
Todos se afastam quando o mundo está errado,
quando o que temos é um catálogo de erros,
quando precisamos de carinho, força e cuidado.
Esse é o livro das flores,
esse é o livro do destino,
esse é o livro de nossos dias,
esse é o dia de nossos amores."

     Mencionei no início do artigo que a música O Livro dos Dias é o resumo de um relacionamento que se acaba. E é exatamente nesse ponto da canção que o relacionamento do eu lírico e do interlocutor se finda.
     Percebendo a falta de desejo que o seu parceiro sente, o eu lírico percebe também a tristeza que o interlocutor tenta camuflar. E pede que ela não mais seja escondida de si. É natural que, quando se vive em meio à erros (como prender-se, apenas por medo, a quem não se deseja), o relacionamento acabe. A lei é essa: quando não se satisfazem mais, é melhor que duas pessoas se afastem uma da outra. É assim que tem que ser.


     Se você também deseja me propor um desafio, ou mesmo gostaria apenas de ver uma música de sua escolha interpretada por mim, use o Formulário de Contato ou nos deixe um recado por meio dos comentários.
Sobre a Autora:
Thamirys PereiraThamirys Pereira tem catorze anos, é aluna do curso integrado ao ensino médio de Controle Ambiental no IFPB e idealizadora do Blog Interpretação Pessoal. Continue lendo sobre Thamirys Pereira ou Sobre o Blog Interpretação Pessoal.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

13 comentários:

  1. Adorei a intepretação dessa música. Parabéns. Gostaria de saber se posso copiá-la para meu blog, com os devidos créditos.

    ResponderExcluir
  2. Raphael Martins,
    antes de tudo, obrigada pelo elogio ao meu texto. Fico feliz em ver que as pessoas gostam de algumas coisas que saem da minha cabeça.
    Em segundo lugar, vejo que sua intenção é boa: divulgar o que julga interessante, convidativo ao seu público. No entanto, a duplicação do meu conteúdo pode render maus frutos tanto para você quanto para mim. Questões de indexação no google. Ainda que credite o texto, não considero ideal. Portanto, copiar, não. Você pode escrever algo a respeito da minha interpretação e por um link para o original, mas copiar, de forma alguma.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns essa musica é ótima e a interpretação perfeita !!!

    Gostei muito !!! nota 10 !!!

    ResponderExcluir
  4. As interpretações são muito boas... A Tempestade ou o Livro dos Dias também é o álbum que eu mais gosto dentre os álbuns da Legião Urbana. *--* , Tenho Catorze anos também. Parabéns pelo blog, é muito bom Thamirys.

    ResponderExcluir
  5. Já que será previamente analisada oi meu comentário, lhe dou uma sugestão: tente fazer uma releitura da música pensando no momento em que ele, Renato Russo estava passando. A letra é cheia de metáforas que fala DA FALÊNCIA DO ORGANISMO DELE DIANTE DA AIDS. Ele fala dessa realidade, dos amigos apoiando e desejando que o quadro se inverta e etc. Vamos la:
    "Ausente o encanto antes cultivado
    Percebo o mecanismo indiferente
    Que teima em resgatar sem confiança
    A essência do delito então sagrado"

    Ausente a vida naquele corpo onde percebe que o mesmo mal reage(mecanismo indiferente), que insiste nos instintos básicos de sobrevivência lutar contra a doença. "A essência do delito então sagrado" quer dizer a vida, que foi dada pelo cristianismo pelo "delito sagrado" da união carnal.

    "Meu coração não quer deixar
    Meu corpo descansar
    E teu desejo inverso é velho amigo
    Já que o tenho sempre a meu lado
    (...)
    Não esconda tristeza de mim
    Todos se afastam quando o mundo está errado
    Quando o que temos é um catálogo de erros
    Quando precisamos de carinho
    Força e cuidado
    Este é o livro das flores
    Este é o livro do destino
    Este é o livro de nossos dias
    Este é o dia de nossos amores""

    Aqui ele continua falando do corpo dele lutando contra a síndrome e fala do desejo dos amigos mais próximos que não querem que o corpo dele "descanse", ou seja, morra. Mas ele não quer que os amigos deixem de ser eles mesmos,ele pede para que não escondam a tristeza que sentem e que o perdoem pelos erros, pois naquele momento ele precisa de carinho, força e cuidado.

    É isso aí, essa é a minha interpretação da música O LIVRO DOS DIAS, Thamirys Pereira.
    As letras de Renato Russo precisam ser interpretadas além do contexto poético , mas também da época em que foi escrita e da vida pessoal dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabela Laplana!
      Entendo seu ponto de vista e, sim, ele faz sentido.
      Eu sei bem que pra interpretar uma música, é necessário interpretar o artista e o momento, e assim o fiz em várias outras interpretações (inclusive nesta).
      Como já disse, agora que falou, percebi que há sentido na sua análise. Mas, agora, vou dar uma de leitora e questionar também:
      E quanto à "hoje, então, aceitas pelo nome, e o perfeito entregas, mas é tarde. Só daria certa aos dois que tentam, se ainda embriagado pela fome, exatos o teu perdão e tua idade, o indulto a ti tomasses como benção". A minha interpretação foi quase toda baseada nesses versos.
      Veja bem, eu defendo essa linha "poética" de pensamento, como você disse, porque eu tenho o objetivo de desmistificar o fato de que "A Tempestade ou O Livro dos Dias" tem músicas que falam apenas da pré-morte do Renato. Isto não significa dizer que eu não saiba que quando Renato as compôs estava morrendo, mas significa dizer que, mesmo criadas com um significado específico, adquiriram significância perante os nossos sentimentos de perda.
      A sugestão está anotada. Se eu conseguir seguir a sua linha de pensamento para esses versos que você não explicou, publicarei uma nova análise da música. Obrigada, meu bem! Continue questionando, comentando, dando sua opinião. Isto vale muito.

      Excluir
    2. Eu só consegui interpretar tal música com uma visão de uma despedida, o Cd se chama a tempestade, o último em vida, concordo inteiramente com a maneira da Isabela interpretou... Livro dos dias tem tudo a ver com o conflito que ele estava vivendo: morte e vontade de viver, ele deixa isso bem claro em todas as músicas do album: Via láctea, Leila... ele passa em suas letras uma nostalgia extrema e valoriza pequenos detalhes da vida, como amizade, amor, perdas... enfim, essa é a minha maneira de interpretar, além de tudo ele deixa claro a questão da doença, a forma como as pessoas encaram a sua opção sexual, os conflitos e medos da iminência da morte. Lindo album, porém triste demais.

      Excluir
    3. Concordo com gênero e grau a interpretação da ISABELA LAPLANA!

      Excluir
  6. Ele está falando do "Livro dos Dias" ou seja "A Bíblia Sagrada"... de onde o próprio Renato tirou várias letras de suas músicas!!! Livro este que não saia da sua cabeceira... A interpretação da Isabela faz sentido pois, quando Renato se vê no seu limite, busca alimentar as pessoas em volta e ele próprio com a espiritualidade que sempre lhe foi muito importante, apesar dos erros cometidos! (erros que nós todos cometemos, todos os dias). Abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Não acho que a visão da música fechada em um relacionamento seja a melhor, ou ainda a certa.
    É música de fim de album, com um título deste, com o título da canção entrando no título do album, com a enfase que têm a fala dos últimos versos e sendo a última música do último disco da Legião eu sou muito cético para pensar que tema seria algo menos importante que o Apocalipse, rs (comparação infâme, porém válida). Acho que o tema é algo grande, que seja muito abrangente sobre os caminhos da vida.
    Não vou dizer que entendo inteiramente a música, mas dá para "sentir" o que diz a letra e a melodia.

    Hã, e sobre a interpretação da Isabela acho que é sem muito sentido, não condiz com todos os trechos da canção e entra em contradição com várias passagens de outras músicas do album onde Rentao diz como se sente, como por exemplo em "A Via Láctea".

    Boa noite Thamiris.

    ResponderExcluir
  8. A "música", em termos sonoros, é claramente dividida em três partes. Acredito totalmente que seja assim também com a letra. Três aspectos que ele acreditava ser os mais importantes da vida, que dividiam a vida, que se completos os três fariam a vida ser "inteira"; Não consigo colocar exatamente os títulos a cada aspecto, mas ele cita os relacionamentos entre as pessoas, seja no aspecto de Ambitos Siciais ou seja no aspecto de Relacionamentos Amorosos, entre casais ou pares.

    O 'livro dos 'Dias, O 'Dia de nossos 'amores.
    Um dicionário, uma bíblia de nossos relacionamentos humanos.

    Relacionamentos estes que sempre mudaram os rumos da humanidade, que sempre deram muito mais sentidos a vida humana.

    ResponderExcluir
  9. A interpetação em que ele fala sobre a doença e a morte acho que é a mais apropriada e também ao ouvir o cd senti assim...e no blog do Eduardo Rezende ele explica esta parte: "hoje, então, aceitas pelo nome, e o perfeito entregas, mas é tarde. Só daria certo aos dois que tentam, se ainda embriagado pela fome, exatos o teu perdão e tua idade, o indulto a ti tomasses como benção". como sendo ele falando de sua condição humana, o momento que estava passando, se despedindo da vida...pesquisem no site do Livro dos Dias...é sempre bom ver vários lados, mas enfim só o Renato poderia explicar mesmo o que queria dizer, coisa que ele não gostava de fazer, gostava que cada um sentisse especialmente como a música lhe toca. Bjs!

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.