Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Reflexões acerca de Kryptônia, de Zé Ramalho

     Quando falo do blog para conhecidos e amigos que ainda não conhecem esse meu projeto, sempre me "desafiam" a falar sobre Zé Ramalho, ainda que quem conheça saiba que o meu foco realmente é o Renato Russo. Zé Ramalho é um artista muito atuante por aqui e esse apego cultural justifica esse desejo pela compreensão de sua obra.
     Não vou dizer que é fácil entendê-lo. As músicas de Zé Ramalho nunca tratam apenas de uma coisa - acho até que música nenhuma é assim -, é tudo muito complexo. Mas se você não se restringir a um assunto apenas, é possível entender o que ele quis dizer na maioria das suas canções. E eu gosto de estudar o que ele tem a dizer.
     Um bloqueio criativo e uma forte crise existencial me fizeram parar bruscamente com o blog. Pensei seriamente em abandoná-lo, mas no dia 11 de maio (quando publiquei na fan page sobre este artigo) já sabia que isto não aconteceria. No entanto, não sabia como continuar e ainda não sei. Portanto, perdoem a falta de prática. Vamos de Kryptônia hoje.

     A minha visão sobre essa música é um tanto embaçada, mas a primeira impressão que tenho, tanto pela letra quanto pelo ritmo e pela melodia, é que a música trata da história da criação da Terra. Mas não é esse o atrativo principal da música. Não é de qualquer teoria que fala essa canção. A letra cria uma nova e surreal (embora faça muito sentido pra mim) teoria da criação.

  • O TÍTULO

     O título "Kryptônia", embora isso pareça muita surrealidade, deve fazer menção ao planeta de origem do Superman, Krypton. Seria um óbvio aportuguesamento do nome. Mas vocês, meus caros leitores, devem estar se perguntando: o que o Super-Homem tem em comum com a música?
     Não é tão simples responder essa questão. Mas saibam que o Superman nasceu em Krypton e, antes que esse planeta explodisse, foi enviado à Terra por seu pai. Quando Krypton explodiu, algumas partes suas chegaram à Terra em forma de asteroide, que traziam consigo pedaços de kryptonita (mineral que tem o poder de enfraquecer o Superman).
     A relação da canção com os quadrinhos está no fato de haver, na teoria mencionada na música, um personagem que, tal qual a kryptonita, chegou à Terra por meio de um asteroide. Mas vamos deixar isso pra um pouco adiante.


  • ZÉ E OS QUADRINHOS


     Zé Ramalho, para quem não sabe, é fã incontestável de quadrinhos.
     Seguindo a teoria de que Kryptônia exerce relação com o quadrinho do Superman, esta não seria a primeira vez que ele teria introduzido o fantástico mundo das HQs em suas composições. Um ano antes do lançamento do disco que contava com Kryptônia, Zé Ramalho lançou o LP Força Verde, causando muita polêmica com a faixa-título, praticamente idêntica a um poema de William Butler Yeats. O poema havia sido "usado como legenda para os quadrinhos de uma história no n.º 1 da revista O Incrível Huck, publicada no Brasil em 1972". O suposto plágio foi, inclusive, relatado numa entrevista da revista Veja.



  • A INTERPRETAÇÃO


     Mas, acreditem, tudo que foi descrito acima ainda não é nada perto do real sentido que Zé quis nos passar. Creiam, no entanto, também que vale a pena ler até o fim, apesar do enorme texto.
     Eu falava de um personagem que havia chegado à Terra por meio de um asteroide. E tenho pra mim que esse personagem seja o que possamos chamar de Diabo.
     Alguns de vocês devem estar confusos. "Espera aí, Thamirys, de onde você tira essas coisas esquisitas?", "Quer dizer que o Zé Ramalho é satanista?", "Ele escreveu uma música pro Diabo? Deve ser por isso faz tanto sucesso!...". Vejam o que me levou a considerar essa hipótese.
      A primeira coisa é saber que o Zé Ramalho não escreveu uma música para o Diabo, mas sim sobre ele. Portanto não é satanista (ao menos, não por isso). A segunda coisa é que eu disse que a música falava de uma nova teoria da criação da Terra. E é aí que o Diabo entra.
     Nós, por questões religiosas e culturais, temos mania de criticar o Diabo, de ofendê-lo, de considerá-lo ruim e do mal. Isso é muito natural. É então que o Diabo, no seu papel de um dos eu líricos, nos diz que isso não é certo. Ele diz:

Não admito que me fale assim.
Eu sou o seu décimo-sexto pai,
sou primogênito do teu avô, primeiro curandeiro,
alcoviteiro das mulheres que corriam sob teu nariz.

     Ele nos diz que não podemos falar mal dele e nos esclarece os motivos. Ao dizer que é o nosso décimo-sexto pai e, além disso, o primogênito do nosso avô, nos dá a entender que é um parente distante. Nos dá a entender também que é ele a origem de todos nós, visto que não define a quem fala, podendo ser o interlocutor qualquer uma das pessoas que o criticam.
     Ser o primeiro curandeiro está aí para enfatizar a fato do eu lírico ser o Diabo, visto que é um ato quase sempre associado ao ato de magia negra. Seria ele o primeiro a praticar tais atos. É ele também aquele que intermedeia a discórdia, o alcoviteiro.
      A pergunta cabível neste momento é por que o Diabo é a origem de tudo e todos.

Me deves respeito, pelo menos dinheiro.
Esse o cometa fulgurante que espatifou.
Um asteroide pequeno que todos chamam de Terra

      Pronto, responde-se a pergunta. Ao completar sua fala anterior, de que merece respeito, o Diabo diz o porquê de merecer. Ele é aquele cometa que espatifou e deu origem à Terra.
      Vemos nessa parte da música uma ligação à história do Superman. A kryptonita fazia mal aos habitantes de Krypton. O Diabo também era um mal para os céus, onde estava, se levado em consideração que era um anjo. Ambos vieram à Terra por meio de um asteroide.
      Mas, aqui, vocês podem ter a mesma dúvida que o Renato - pra quem não sabe, outro autor do blog - teve quando o contei da minha interpretação da música. Desde quando o Diabo veio à Terra por meio de um asteroide?
     Seguindo na linha de pensamento de que o Diabo era um anjo, por ser o pai da mentira e tentar igualar-se ou sobressair-se a Deus, caiu dos céus, que ficaria fora da Terra. Sendo assim, sua massa adquire velocidade, transforma-se em um asteroide que dá origem ao nosso planeta.
     Prestem atenção que a música não só designa o Diabo como o agente formador da Terra, mas também como ela própria.

De Kryptônia desce teu olhar
e quatro elos prendem tua mão.
Cala-te, boca... companheiro, vá embora, que má-criação!
De outro jeito não se dissimularia a suma criação
E foi o silêncio que habitou-se no meio 
Ele é o cometa fulgurante que espatifou
um asteroide pequeno que todos chamam de Terra

     Se antes quem "cantava" era o Diabo, agora a voz é de Deus. O Diabo transforma-se em unicamente interlocutor. O interessante nessa mudança de eu lírico é que muda também o modo como Zé canta a música.
     Kryptônia é o céu. É de lá que vem o Diabo. Deus o descreve, assim como descreve o momento em que foi expulso de seu reino e o momento em que ele espatifou, formando a Terra. Interessante como, nesse contexto, "má-criação" toma o sentido de, realmente, uma criação ruim.
     É esta a teoria de Zé. E o que mais me encanta é essa junção do criacionismo com o evolucionismo, bem como a crítica aos hipócritas que criticam o Diabo quando a culpa é unicamente sua.
     Enfim, é isso, por hoje é só.,

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

43 comentários:

  1. Essa não é uma teoria nova/original criada por Zé, quando fiz curso teológico fui "ensinado" sobre ela, que a propósito é muito boa. Enfim, achei muito legal quando vi que tinha post novo e muito mais legal por ser do Zé.
    Já não preciso mais falar que acho muito boas as interpetações. :P
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério!? Que legal, Guilherme! Você sabe onde eu encontro mais sobre essa teoria ou outras que sigam o mesmo rumo? São coisas que eu adoro...
      E bem, obrigada pelo comentário, meu fiel leitor!

      Excluir
    2. Não sei onde encontrar não, foi o professor do curso que citou e explicou. Também gosto muito dessas coisas.
      Boa noite.

      Excluir
    3. O diabo é a terra ??? Como assim ???

      Excluir
    4. Tamurys, essa teoria criacionista, que apresenta, seguendo essa teoria, que a Terra teve três períodos:
      Terra Original (Deus cria a Terra perfeita)
      Terra Caotica (se torna caótica após a queda de Satanas)
      Terra renovada (inicio da criação como a conhecemos)., tem sua origem nos dois primeiros versículos de Gênesis (original e caótica) e partir do 3, a ronovação de tudo.
      "1- No princípio criou Deus o céu e a terra. (Terra Original)
      2-E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."
      Gênesis 1:1,2
      Alguns teologos sugerem que a queda de Satanas na Terra, foi o que tornou a terra um caos, sendo inclusive a causa da extinção dos dinossauros.

      Excluir
    5. Tive a mesma impressão ao ouvir essa letra.
      Parabéns!

      Excluir
  2. já estava com saudade das publicações do site foi uma ótima interpretação e a musica é bem interessante apesar de que eu não costumo escutar Zé Ramalho espero que hajam novas publicações no site e principalmente que você supere os problemas que citou no inicio da postagem. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael!
      Obrigada, meu bem! Vou tentar agora não parar de publicar por tanto tempo.
      Beijos.

      Excluir
  3. Thamirys, suas interpretações são sempre interessantes e espero que você possa continuar o projeto. É legal quando você interpreta músicas do Zé Ramalho, que são bem complexas, mas você sempre tem análises ótimas. Espero que venha a publicar mais sobre músicas dele. Admirável Gado Novo é uma boa. Vi no Face. Tudo de bom. Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, Roberto Emanuel, o facebook tá me complicando!
      Mas, falando sério agora, eu pretendo, sim, escrever sobre Admirável Gado Novo, mas antes quero ler "Admirável Mundo Novo", o livro a qual a música faz referência. Vou ver se aproveito a greve do Instituto Federal em que estudo e leio pra pode postar sobre o Zé.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Parabens,suas interpretaçoes sao valiosas.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Thamirys, vc é muito inteligente!abraçoo

    ResponderExcluir
  6. Bela interpretação!! Parabens

    ResponderExcluir
  7. Que bacana, se antes essa era a musica que eu mais gostava do Ze, agora e a musica que eu mais gosto de todas.

    ResponderExcluir
  8. Muito, mas muito boa mesmo, essa interpretação. Faz mais sentido do que esperava...

    ResponderExcluir
  9. Oi Thamirys.
    Adorei a interpretação, embora complexa tem sentido.
    Obrigado!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  10. Essa letra não tem mistério, nem é considerada de difícil interpretação. O problema é a mística que criam, e viajam sem nenhuma fundamentação...

    Corrigindo...
    A palavra “Kryptônia” provém do grego, kryptē, e do latim, crypta. Em geral, a palavra se refere a uma galeria sob uma igreja, santos e mártires eram enterrados em criptas.
    Na música, “Kryptônia” é a terra, uma cripta abaixo do céu para aquele que fora condenado por DEUS.

    Ao contrario do que disseram a música não fala necessariamente de Lúcifer, mas de outros anjos caídos, chamados de filhos de Deus em Gênesis 6.
    OUÇAM ‘Anjos Caídos ou A Construção do Caos’, de Cordel do Fogo Encantado.
    Essa é uma teoria antiga, escrita na Bíblia, não é nova nem tampouco criada por Zé Ramalho.

    Portanto quando Deus fala “… Eu sou o seu décimo-sexto pai, sou primogênito, do teu avô primeiro curandeiro…” ele explica que é um ser antigo da 16ª geração e o primeiro a ser gerado, também foi o 1° curandeiro, comprovando sua antiguidade.
    “…Alcoviteiro das mulheres que corriam sob teu nariz…” foi o criador do sexo feminino e em ‘Gênesis 6’, os caídos transaram com as mulheres e produziram gigantes que viveram na terra.

    “…me deves respeito, pelo menos dinheiro…” nesta parte o autor faz uma crítica aos religiosos que lhe tentam pagar os desrespeito de modo pecuniário.

    “…Esse é o cometa fulgurante que espatifou…” o ser que foi expulso para a terra caiu como um cometa, outra teoria da criação, no entanto essa é científica.

    “…De Kryptônia desce teu olhar, e quatro elos prendem tua mão…” agora aquele que caiu estar em Kryptônia (terra) e preso por quatro elos (os elos são, segundo a doutrina espirita, 1) vontade de ganhar e medo de perder, 2) busca do prazer e medo do desprazer, 3) busca da fama e medo da infâmia, 4) busca do elogio e medo da crítica).

    “…Cala-te boca companheiro, vá embora, que má-criação! De outro jeito não se dissimularia a suma criação…” expulsou o ser e diz que se ele não fosse expulso a criação não seria revelada como ela é. Essa parte é interessante por estar mais exposta na música do Cordel de Fogo Encantado, pois referisse à suma criação como a criação que ensinou a Deus a gostar do Homem, isso também é bem visto em Gênesis 6.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! Estou fazendo um vídeo à respeito desta música, gostei da sua visão, a minha é bem parecida, porém ainda sim, acredito que Zé Ramalho esteja falando de que má criação se refere ao ciúme que Satan tem do ser humano!

    Seguem dois dos meu vídeos:

    Mensagem Subliminar - Zé Ramalho - A Terceira Lâmina
    http://www.youtube.com/watch?v=Y3SnXtVhDWg

    Mensagem Subliminar - Ivete Sangalo - Frisson
    http://www.youtube.com/watch?v=Y3SnXtVhDWg

    Bad Religion Channel - Open Your Eyes

    ResponderExcluir
  12. sou primogênito do teu avô, primeiro curandeiro,

    no caso significa q ele eh filho primeiro de deus portanto nao seria a origem
    mas apenas uma linhagem q partiu de um fundamento , único
    o primeiro ser,a existir
    em uma analise teologica tido como deus, um ser com qualidades humanas
    e em analise biosociologica poderia tomar até a figura do elo perdido, o primeiro ser humano com caracteristicas definidas da especie, ou seja a verdadeira origem de todos nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser NETO de Deus também leva a Lúcifer que foi o Anjo braço direito de Deus e aquele que primeiramente QUESTIONOU a Divindade e assim passou a ser para eternidade o Primeiro Anjo Caído aquele que tudo duvida e inquire...

      Excluir
    2. Parabéns poder compreender e a prender um poço mais sobre esse mito e na minha opinião é único , eu sugire que criem grupos de faz de Zé ramalho. .meu face Jc o mentalista; um abraço a todos que curte e admirá esse fenômeno

      Excluir
  13. A música é ótima! Gostei da analise. Parabens

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Profunda reflexão. Quando ouvi a música pensei sobre o diabo e a criação,sobre a limitação humana, mas achei que tava forçando a 'minha mente fértil'. Vc conseguiu traduzir o que imaginei...Show de bola!!!!

    ResponderExcluir
  15. no final da musica ouve-se uma palavra o que seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Watch out now"

      E uma referências a George Harrison essa é a primeira frase da música Beware Of Darkness


      Excluir
  16. Minha cara amiga, vc conhece a historia dos exilados de Capela ? penso que não, pois se vc conseguir ler um livro sobre esse tema tudo ficará muito claro para vc e para os demais que compartilham de sua opinião..
    Um breve resumo sobre Capela:
    Desde a sua criação a Terra passou pela solidificação. pela formação da ionosfera, estratosfera, pelas primeiras formas celulares, até chegar nas primeiras formas primitivas humanas físicas.

    Neste período, há dezoito milhões de anos atrás de primeiras formas humanas físicas o Planeta serviu de berço para a encarnação de diversos seres do cosmos. A literautra espírita cita principalmente a encarnação dos espíritos exilados de Capela (Ver livros Espiritas-"A Caminho da Luz","Exilados de Capela")

    Porém, há um intervalo de tempo quase infinito e desconhecido na história da Terra. Foi o período – 500.000 anos atrás- em que há registros da presença de Extraterrestres, Interplanetários bons e maus, em várias partes do Globo.

    Neste perído inicial ,houve a encarnação da 1ª raça raiz e 2ª raça raiz, tão bem conhecida da teosofia e outros estudos ocultistas, e que não eram propriamente raças físicas, completamente materializadas. Isto só se deu na 3ª raça raiz Lemuriana. (Aqui vamos deixar os milênios se passarem e nos adiantar no tempo CONHEÇA MAIS SOBRE O ASSSUNTO : UMA REUNIÃO DA GRANDE FRATERNIDADE.

    Com a encarnação de espíritos extraterrestres, principalmente os de Capela, a Terra seguia seu destino cósmico e os homens sobre o planeta viviam sobre o reino do terror, dominação e violência. Quando este clímax atingiu os pontos de saturação vibratória máxima- que é conhecido nos códigos estelares com o código 666- abalando o equilíbrio dos planetas próximos, os Diretores Estelares decidiram intervir."



    Observações minhas, devido leituras: Os exilados de capela, vieram de um planeta chamado Capela, porque o períspirito deles não estavam acompanhando a evolução dos demais habitantes daquele lugar, ou seja, vieram apenas alguns habitantes de lá, para cá. Povoaram a terra, e geraram a raça branca. Algumas foram para o Egíto, outras para a índia, Israel e alguns países da Europa (Grécia, povos latinos, povos celtas).
    Dentro deste contexto foram alguns deles que habitaram a atlântida, esses eram os mais evoluídos e logo voltaram a capela. Em comparação aos demais.

    Realmente é um assunto maravilhoso esse . O qual você passa horas e horas lendo sem sequer ver o tempo passar.

    Os meios ocultistas, esotéricos, herméticos, também têem conhecimento da existência dos "exilados de capela", não apenas os espíritas kardecistas.
    Analisem !!!

    ResponderExcluir
  17. Boa interpretação da blogueira, apesar de ser cristão nem me passou pela cabeça que o tal cometa fulgurante fosse Lúcifer. Gostei muito da explicação sobre os exilados da Capela acima, porque ocasionalmente (ou propositalmente?) comecei a pouco tempo a estudar o espiritismo. Outra "coincidência" é que a Thamyris resolveu continuar com o blog no dia 11 de maio (meu aniversário!), e de vez em quando eu também tenho umas crises existênciais

    ResponderExcluir
  18. Mas pode ser de deus ou de jesus, jesus no caso pode ser um parente distante e ter descido pelo asteroide, alem de ter sido acorrentado na cruz, violado e falado mau pelos judeus. No caso o superman eh personificação de jesus, um salvador. Não sou religiosa, tão pouco acredito no diabo, mas vc deveria ter mais fundamento. Ate porque a maioria que concorda com vc sao pessoas religiosas que acham que tudo eh do diabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claramente fala de lúcifer.

      Não admito que me fale assim.
      Eu sou o seu décimo-sexto pai,
      sou primogênito do teu avô, primeiro curandeiro,
      alcoviteiro das mulheres que corriam sob teu nariz.

      Lúcifer foi o primogênito, o primeiro dos anjos. A tanta diversidade e esplendor quis Deus colocar um ápice, um ponto monárquico, um ser que espelhasse de modo inigualável a luz eterna e inextinguível. Maravilha dentre as maravilhas, obra-prima do mundo angélico, fulgurava no mais alto dos coros e todos extasiavam-se diante dele. "Tu és o selo da semelhança de Deus, cheio de sabedoria e perfeito na beleza; tu vivias nas delícias do paraíso de Deus e tudo foi empregado em realçar a tua formosura!" (cf. Ez 28, 12-13).

      Sendo o primeiro dos serafins, iluminava todos os espíritos celestes com os reflexos da divindade que sua inteligência ímpar discernia com o auxílio da graça. Lúcifer era seu nome: o que levava a luz...

      A citação "Avô", referente à Deus, nos da a entender que lúcifer é o nosso pai! De certa forma não é inegável que seu papel no criacionismo reflete umas das mais altas importâncias. E é dele de quem falamos mal. Ele é o cometa fulgurante(reluzente). Quem caio do céu, quem traz a luz no nome. Depois, na voz de Deus, ele explica a expulsão do mesmo, no meu entender, lúcifer faz uso da ma-criação, e Deus o cala, o mandando para Terra.

      Excluir
  19. como faço pra falar com voçe Thamires, 085 9 8645-9329 Whattsapp.
    agradeço se me conceder seu contato, intencionalmente voltada ao assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe!
      Entrei em contato com você pelo WhatsApp.
      Pode também me adicionar no Facebook, neste link: https://www.facebook.com/thamirys.pereira.12;
      Ou ainda mandar-me e-mail por aqui: thamirys100@hotmail.com.
      Agradeço muitíssimo pelo comentário.
      Um abraço,
      Thamirys.

      Excluir
  20. Gostei muito da interpretação. Sempre gostei dessa música e sempre busquei entendê-la, hehe.
    Parabéns srta Thamirys, e que você continue nos presenteando com esse belíssimo trabalho.

    Abraço =)

    ResponderExcluir
  21. Sou músico:Vim aqui saber mais sobre essa canção de Zé Ramalho..
    Gostei muito do que li..
    OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  22. Ctrl C - Ctrl V

    Buscando em outros blogs e sites sobre o sentido dessa letra eu li essas mesmas palavras. Parabéns

    ResponderExcluir
  23. Eu sendo cristão é correto ouvir esse tipo de música e também as outras, pelo que eu li não pude compreender se a música é satânica ou não.

    ResponderExcluir
  24. E quanto a melodia...qual seria a inspiração?

    ResponderExcluir
  25. Cara Thamirys,teu esforço foi grande e valioso para a explicitação do texto "kryptonia"mas não houve a profundidade de alcançar o objeto e objetivo da ,comunicação com nós leitores,lamento,pois até o proprio Ze Ramalho foi muito subjetivo e não traduziu bem o que lhe ditou seu espirito.Ora a parte que se refere na verdade a "krypto"é obvia,mas o verdadeiro motivo que o levou a criar esta letra está implicito,que acredito
    Eu serem as criticas que ele sofreu com o plagio de Força verde,na verdade é sua resposta aos algozes q lhes impuseram quase um banimento do estrelato que na epoca ele tinha galgado um alto patamar.Sem falar de vários simbolos e frases com sentidos
    Dubios por exemplo:16° pai.Mas louvo teu sacrificio e boa didatica ao tentar
    Explicar.Obrigado!!!.

    ResponderExcluir
  26. Não admito que me fale assim.
    Eu sou o seu décimo-sexto pai,
    sou primogênito do teu avô, primeiro curandeiro,
    alcoviteiro das mulheres que corriam sob teu nariz.


    Explicação:

    Quem está falando nessa parte é Jesus, como na bíblia á houveram muitos patriarcas: Abraão, Moisés, Jacó... Jesus acabou por se tornar o pai da humanidade.
    Jesus é o primogênito de Deus, de acordo com a bíblia, logo Ele é o nosso avô. Ele é o primeiro curandeiro, porque algumas das praticas de cura como curar-se do veneno de uma cobra, olhando para uma serpente de cobre, e tirar água de rochas, foi orientação de Deus.
    E Jesus, novamente, alcoviteiro, por ter defendido Maria Madalena. E como não se dava o devido respeito as mulheres daquela época, Jesus foi um dos poucos a respeitá-las além dos costumes da época dele.

    Me deves respeito, pelo menos dinheiro.
    Esse o cometa fulgurante que espatifou.
    Um asteroide pequeno que todos chamam de Terra

    Explicação:

    A criação da Terra e da Lua se dão pela colisão de dois cometas, simples. Como não se chocaram por "acaso", deve-se respeito a quem fez o ato criador!

    parte 1
    De Kryptônia desce teu olhar
    e quatro elos prendem tua mão.
    Cala-te, boca... companheiro, vá embora, que má-criação!

    parte 2
    De outro jeito não se dissimularia a suma criação
    E foi o silêncio que habitou-se no meio
    Ele é o cometa fulgurante que espatifou
    um asteroide pequeno que todos chamam de Terra

    explicação:

    se inverter a parte 1 pela dois, o que se tem é a linearidade da criação da terra e expulsão de Satanás do céu.


    explicando sobre a presença de Jesus na letra:

    "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;" Colossenses 1:15
    o primeiro a ser criado.

    "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

    o único filho criado diretamente por Deus. Pois Jesus criou todas as outras coisas junto a Deus.

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.