Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Veraneio Vascaína



     Ao ouvir Dinho Ouro Preto se esgoelando nos vocais ontem à noite (24/09/2011) no palco principal do Rock In Rio, me lembrei que, quando o assunto é crítica à polícia, nenhuma música supera Veraneio Vascaína. Ainda mais se estiver na versão original, do Aborto Elétrico.

Ainda não conhece a versão original de Veraneio Vascaína?
Baixe a música do Aborto Elétrico pelo 4Shared:

     E parece que não foi apenas eu quem lembrou dessa "punkitude". Depois da noite de ontem, subiu subitamente o número de visitas à um antigo artigo sobre a música: Capital, do Início ao Fim | Veraneio Vascaíana. O pessoal estava querendo saber: "O que raios é 'veraneio vascaína'?" e "O que tem de tão especial a canção 'Veraneio Vascaína'?".
     Só para lembrar, Veraneio é o nome dado à um velho modelo da Chevrolet que, nos anos da ditadura militar brasileira, era usado como viatura policial. Recebe o apelido de vascaína porque suas cores, em Brasília, eram as mesmas do Clube de Regatas Vasco da Gama: preto, branco, cinza e vermelho. Acredito também que o Renato Russo, como torcedor do Fluminense F.C., quis impor uma certa rivalidade na canção, atribuindo o apelido de 'vascaíno' à algo que os remetia à polícia, ou seja, algo ruim.
     Sabendo disso, fica mais claro o significado de Veraneio Vascaína, uma rígida crítica não apenas à polícia corrupta, mas também ao regime militar que governou o Brasil após o golpe de 64.
Sobre a Autora:
Thamirys PereiraThamirys Pereira tem catorze anos, é aluna do curso integrado ao ensino médio de Controle Ambiental no IFPB e idealizadora do Blog Interpretação Pessoal.

Continue lendo sobre Thamirys Pereira ou Sobre o Blog Interpretação Pessoal.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

4 comentários:

  1. Oi, Thamirys! Li o seu post só agora, em 02 de Maio de 2013, portanto há mais de um ano e meio de sua publicação. E foi com grata surpresa que li a interpretação de uma garota um pouco mais velha que a minha filha (que fez 15 anos no último dia 28) para uma das músicas mais emblemáticas de Renato Russo, escrita ainda nos tempos de "Aborto Elétrico" e simplificada na versão do "Capital Inicial". Justamente hoje, em que na hora do almoço conversava com minha esposa sobre a aparente incapacidade que os jovens de hoje vem demonstrando para a interpretação de livros, artigos, letras de música ou até mesmo de textos de vestibulares ou concursos públicos em geral.

    Adoro o Renato Russo e o momento não poderia ser mais oportuno para comentar seu post sobre a "Veraneio", às vésperas da estréia nos cinemas do filme "Somos tão Jovens", cinebiografia de Renato Manfredini Jr.

    Continue sempre assim! E finalizando: você me fez enxergar que os jovens de hoje ainda tem discernimento e idéias próprias. Valeu mesmo por isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Que comentário mais lindo! Nem tenho dado a devida atenção a todos os comentários do blog, mas o seu merece.

      Eu agradeço muito os elogios e os incentivos. São pessoas como você que me animam a continuar escrevendo. Obrigada, de verdade.

      Beijos e abraços!
      Força Sempre!

      Excluir
    2. Beijos e abraços também, querida! E que seu futuro seja lindo e brilhante!

      Excluir
  2. O Vasco não tem cinza no escudo.

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.