Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Me Adora

     Uma das poucas representações do rock nacional inteligente atualmente é a Pitty. Apesar de muita gente não notar ou se interessar, a maioria das músicas dessa baiana são carregadas de muita crítica e personalidade. Um grande exemplo disso é a música Me Adora que, para muitos, parece ser apenas a história de uma mulher que se decepciona amorosamente, mas que é muito mais do que isso.
     Me Adora é uma resposta a todas as pessoas que julgam o trabalho de um artista como ruim, quando na verdade não conhecem sequer uma lista de dez músicas desse artista. Me Adora conta realmente uma história, é uma balada, mas uma história diferente daquela que muitos já têm em mente.

     Ao julgar um artista, diferentemente do que fazemos com outros profissionais, costumamos ser muito mais rígidos. E essa rigidez pode acabar transformando-se de uma crítica artística em uma agressão pessoal. E é uma agressão pessoal que sofreu o eu lírico dessa música.
     Podemos criticar e até mesmo ofender uma música, mas jamais um compositor. Ao ter sua obra classificada como ruim, um artista acaba decepcionando-se em ver que não agradou tanto quanto queria. Mas nenhuma decepção é tão cruel para um artista quanto a de ter seu nome desonrado pelo seu público de um modo que não cabe. É aqui que entra a primeira estrofe: "Tantas decepções eu já vivi. Aquela foi de longe a mais cruel. Um silêncio profundo e declarei: só não desonre o meu nome!".
     Um exemplo real disso é a banda Restart. Eu não gosto ou mesmo suporto a música que aqueles meninos fazem, pois é realmente muito ruim. No entanto, contrariando muita gente, não ofendo suas sexualidades, moralidades ou os ofendo de forma que venha a desonrar os seus nomes.
     "Você que nem me ouve até o fim, injustamente julga por prazer, cuidado quando for falar de mim e não desonre o meu nome.". O eu lírico considera extremamente injusto que alguém o julgue sem ao menos ouvir por completo uma música sua, que o faça por prazer, por achar conveniente. E adverte a quem faz isso: cuidado ao desonrar o nome alheio!
     "Será que eu já posso enlouquecer ou devo apenas sorrir? Não sei mais o que tenho que fazer pra você admitir que você me adora, que me acha foda. Não espere eu ir embora pra perceber.". O eu lírico nos relata um situação, até então, oculta na canção: as aparências que um músico ou outro artista qualquer precisa sempre manter por imposição da mídia, mesmo quando tem o nome denegrido e agredido por outras pessoas. E afirma ainda que, quem o julga sem argumentos concretos, na verdade, o admira muito como artista, profissional e pessoa. E, como para que provocar, pede ao interlocutor que admita logo que o adora, que o acha foda demais, antes que ele vá embora.
     "Perceba que não tem como saber. São só os seus palpites na sua mão. Sou mais do que o seu olho pode ver, então não desonre o meu nome." Continua dizendo que não pode ser julgado por suas canções, sua obra. Que, mesmo que uma música seja considerada "ruim", não há como saber se quem a compôs é ruim, que tudo que for concluído a partir de uma obra de arte é incerto, são palpites, pois a arte é abstrata. E todo artista é mais do que o que vemos em sua obra, todo ator é mais do que sua interpretação, todo pintor é mais do que seu quadro, todo músico é mais do que sua música. E, explicando isso ao interlocutor, pede outra vez que não desonre o seu nome.
     "Não importa se eu não sou o que você quer, não é minha culpa a sua projeção. Aceito a apatia se vier, mas não desonre o meu nome." Por fim, completa falando que a opinião de quem o julga é apenas um projeção pessoal que pode não corresponder à realidade e que, caso corresponda, não o fará mudar. Diz que aceita que não seja apreciado por todos, mas, como sempre, pede respeito, pede que não desonrem o seu nome, pois é mais do que o artista que se apresenta no palco, é um ser humano.

Sobre a Autora:
Thamirys PereiraThamirys Pereira tem catorze anos, é aluna do curso integrado ao ensino médio de Controle Ambiental no IFPB e idealizadora do Blog Interpretação Pessoal. Continue lendo sobre Thamirys Pereira ou Sobre o Blog Interpretação Pessoal.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

6 comentários:

  1. "você é mais do que os olhos podem ver...", ouvi essa mensagem do filme "transformers" da dreamworks, e pra mim ela condiz muito com tua interpretação. Saindo um pouco da realidade "artística" aqui descrita por você, muitas pessoas não querem demostram quem são a todos por essa realidade fria dos críticos, o que você faz não significa o que você é, mesmo que seja uma atitude reprovável pelos julgadores, claro, você pode ser julgada uma vez que seja exposta sua obra. o que muitos críticos devem compreender é que você "é" muitas vezes é diferente do que você "faz"
    coloco garotas de programa com exemplo: é uma atitude tão reprovável ao vender seu corpo, que muitos críticos as julgam pelo que fazem e que acham que não existe a possibilidade do que ela é ser diferente daquilo, a necessidade entre outros motivos podem fazer que ela faça aquilo e que na verdade ela pode ter um coração de ouro. claro que muitas atitudes podem marcar o "ser" em todos os sentidos.
    Mente e coração são duas coisas distintas e seus julgamentos também devem ser destintos. a sua aparência deve ser amigável e um tanto submissa pra que o mal julgador não tenha razão de sua pessoa, (na sua consciência não), e como a "capa".
    A relação de implicância do julgador pode ser sim a capa de uma certa admiração, o que não garante que não possa ser puros comentários maldosos e frios nos sentidos "fazer" e "ser".
    você pode mudar o "fazer", sua atitude que pode fazer a diferença em muitas situações, mas nem você pode mudar o "ser", uma vez que já vem do mesmo.
    para os críticos, não é só o que você vê, mas o que o você não vê, é o que poucos conseguem sentir.
    são só opiniões pessoais, realidades podem ser outras. adorei Thamirys sua interpretação!!!
    (Anderson Santos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, seus comentários vão sempre muito além de tudo. São tão característicos teus que eu já sei que são seus antes mesmo de ler a assinatura no final.
      Eu concordo com muito do que você diz. Entretanto, sem me estender muito, acho que as atitudes de uma pessoa falam muito sobre ela. Só isso a dizer sobre as suas análises...

      Excluir
  2. Gostaria de ver mais interpretações da cantora Pitty aqui, pois ela é muito criticada e as pessoas não entendem o que suas letras querem transmitir, letras fortes, com palavras nas entrelinhas, blog muito bom, espero meu pedido ser atendido!;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios, Vinícius José!
      Nesse mês de fevereiro o fluxo de posts vai aumentar bastante. É muito provável que eu publique muito mais coisa sobre a Pitty. Fique de olho, comente e verá que o seu pedido (que é também o de outros) logo será atendido.

      Excluir
  3. Nusss, seu blog é ótimo, muito interessante suas interpretações, vou falar pra todos os meu amigos. Ainda ñ achei a interpretação de RAPTE-ME, CAMALEOA - Caetano Veloso , si ñ tiver ,vc poderia destrinchar essa letra. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno!
      É realmente muito boa a música. No entanto, creio que não seja uma boa interpretá-la aqui no blog. É que ela foi feita pra uma pessoa: Regina Casé. O Caetano adorava uma personagem que a Regina fazia numa peça. O nome da personagem era Camaleoa, então ele escreveu "Rapte-me, Camaleoa".
      Obrigada, continue comentando, sugerindo músicas (não se retraia pelo meu não) e sim, indique para os amigos!

      Excluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.