Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

O Significado de "Monte Castelo", da Legião Urbana

     Antes de tudo, peço desculpas pela falta de atualização frequente neste blog, ainda mais no último mes. Mas, àqueles que acompanham o trabalho que desenvolvo aqui, mando relembrar: tenho catorze anos, o meu ano letivo termina apenas em janeiro e no último mes tentava tirar boas notas e desenvolver um projeto de química sobre energia elétrica a partir da queima de biomassa. Mas, enfim... cá está um texto para que se matem as saudades.
     Há alguns meses, publiquei um artigo sobre como interpretar a letra de uma canção. Não era nenhum passo a passo, nenhuma regra a ser seguida, mas continha algumas dicas interessantes. A primeira delas falava sobre o título das músicas.

"O título é um fundamento muito importante para que seja compreendida a mensagem que o autor quis passar quando escreveu a canção. Ele sintetiza a idéia central da música. É quase um resumo da letra."
      O título dá nome à obra. E junto com o nome vem a personalidade da arte, suas características pessoais. O título da música é como o nome de uma pessoa. O título precisa casar com o que se fala numa canção.
     E para ilustrar o que digo, tomo como exemplo a interpretação da canção Monte Castelo, que tem uma letra constituída basicamente por recortes de Camões e da Bíblia, mas que contém a sua ideia central nas redondezas do título.

     Monte Castelo é o nome de uma região ao norte da Itália, onde foi travada a chamada Batalha de Monte Castello[1]. Foi lá que militares brasileiros e estadunidenses combateram soldados alemães ao fim da segunda guerra mundial. Essa canção, Monte Castelo, tem esse nome para nos remeter a esse tempo, a essa batalha.
      Embora pudesse falar do amor carnal, dos amantes (já que cita o Soneto 11, de Camões) ou do amor divino (afinal repete trechos bíblicos), Monte Castelo fala sobre a guerra, sobre a opinião de Renato Russo sobre isso.
     Acontece nesta música o que chamam de intertextualidade. Renato "apropria-se" do poema de Luís de Camões e do texto bíblico ("A Suprema excelência da caridade" ou "O amor é um dom supremo") e cria uma nova ideia. Os mesmos versos, que antes tinham um significado certo, agora ganham uma nova interpretação, variam de acordo com o contexto que Renato criou.

Versos Bíblicos e Camonianos
     "Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria." (Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 1 Coríntios 13:1).
     "É só o amor, é só o amor que conhece o que é verdade. O amor é bom, não quer o mal, não sente inveja ou se envaidece." (O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece... 1 Coríntios 13:4-7).
     Decididamente, eu não sou a melhor pessoa pra interpretar a Bíblia. Mal interpreto músicas e não quero me meter em discussões religiosas, sobre a Bíblia ou seja lá o que for. Mas exponho estes versos aqui para mostrar como é diferente o sentido que ele exerce nos dois textos, embora tecnicamente devessem significar a mesma coisa.
      A mensagem pode ser a mesma: colocar o amor acima de tudo. Mas o que é o amor? O "amor" refere-se ao amor ao próximo (defendido pela Bíblia) ou ao amor dos amantes e dos amigos (o amor de Camões)?
      Os versos camonianos estariam na música de Renato Russo sem alterações estruturais, não fosse o certo abrasileirado do português europeu. No entanto, poderiam estar intactos, do modo como foram criados, e não teriam o mesmo significado nos dois textos.
     Renato Russo nunca gostou de guerras. Diria ele: "Nenhuma guerra pode ser santa!". Vejam bem, o título dessa música é uma baita ironia. Percebam que o eu lírico da canção descreve o amor de dois modos, dizendo como ele age, a que ele pode ser comparado, dizendo também que é um sentimento abstrato, descrevendo-o por antíteses. Isto para dizer que conhece o que é o amor. E que o amor, o que há de mais importante na vida, não é o que se passava em Monte Castelo.


Versos de Renato
     Então, usando como base ainda a Bíblia, Renato Russo escreve:


"Estou acordado e todos dormem, todos dormem, todos dormem.
Agora vejo em partes, mas então veremos face a face."

     São versos baseados ainda em Coríntios. Sabendo o que é o amor, o eu lírico diz que os outros desconhecem o seu significado. Que vê partes (não no sentido bíblico), mas que, um dia, todos poderão compreender o que é o amor, o amor que engloba a divindade Bíblica e a ciência camoniana, que significa ter paz.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

34 comentários:

  1. Parabéns,
    Adorei seu blog.
    Suas interpretações
    das letras da melhor Banda de
    todos os tempos que é Legião
    Urbana!
    Continue assim garota!
    você é muito inteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divina interpretação do Renato trazendo o sagrado para uma realidade da guerra infame.

      Excluir
  2. Melhor interpretação dessa música q achei na internet

    ResponderExcluir
  3. Amei sua interpretação, felicitacões desde Madrid!

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito a responder uma pergunta para um trabalho de literatura, muito boa interpretação, parabéns! muito bom o blog <3

    ResponderExcluir
  5. Gosto desta música justamento por conter passagens bíblicas, isso nos mostra que Renato, mesmo não tendo uma religião e sendo um revolucionário, acreditava em Deus e compreendeu o verdadeiro sentido do amor...

    ResponderExcluir
  6. A minha professora passou o trabalho sobre esta musica
    e este é o melhor site

    ResponderExcluir
  7. Muito bom...Renato e sem duvidas o cerebro mais inteligente do rock "minha religiao urbana"

    ResponderExcluir
  8. Amei!Estava precisando dessas respostas pro meu trabalho!Parabéns !

    ResponderExcluir
  9. Parabéns!!! AMEEEI!!!

    ResponderExcluir
  10. oi. eu acredito que o que renato quis dizer dando o titulo de monte castelo a esta musica foi o fato de o exercito brasileiro ter combatido na segunda guerra mundial exatamente no monte castelo. Segundo a historia os soldados brasileiros ficaram conhecidos e causavam admiração entre as outras tropas por tratarem com extrema humanidade e AMOR os prisioneiros nazistas, Ainda ficaram conhecidos pordividirem a comida com as crianças italianas famintas por causa da devastação da guerra. O que nos prova isso é o seguinte trecho da musica:

    É um não querer mais que bem querer (não quero lutar, mas preciso)
    É solitário andar por entre a gente (crianças vitimas da guerra)
    É um não contentar-se de contente (soldados aflitos, mas felizes por ajudarem alguns em meio a guerra)
    É cuidar que se ganha em se perder (cuidar de ganhar a batalha, a custa da perda de muitas vidas, em beneficio da liberdade de outros)

    É um estar-se preso por vontade (preso por ter de servir a patria, mas servindo com bravura)
    É servir a quem vence, o vencedor (o exercito brasileiro combateu sob as ordens do exercito americano, o grande vencedor da 2 guerra)
    É um ter com quem nos mata a lealdade (tratar bem os prisioneiros alemães, que atiravam pra nos matar, pois assim somos leais segundo as leis da guerra)
    Tão contrário a si é o mesmo amor (contrario a si, pois tenho de amar o inimigo que devo matar para vencer)

    Estou acordado e todos dormem
    Todos dormem, todos dormem
    Agora vejo emis parte
    Mas então veremos face a face (esta é a visão de renato, pois ninguem tinha o mesmo ponto de vista dele, ele acordado e todos dormindo, mas para que? O VERDADEIRO AMOR!""
    JESUS DISSE:
    Amai vosso inimigos, pois se amai apenas vossos amigos, que recompensa tereis?"""
    ACHO QUE FOI ISSO QUE ELE ENTENDEU NAQUELE MOMENTO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua interpretação também foi simplismente fantástica,
      acho até que se igualou a da menina!, meu face:feliperock1970@hotmail.com

      Excluir
    2. Obrigada.
      Simplesmente me emocionou sua interpretação. ..
      isso pq ja tinha gostado muuuito da interpretação da thamirys peteira...
      Já amava essa música!
      Com a ajuda de vcs...
      amu mais
      admiro mais ainda!

      Excluir
    3. Perfeita as duas interpretação, mostrando o contexto de formas diferente e interpretar uma letra de uma música onde o compositor se expressava de uma maneira formidável, amor pode transforma qualquer tipo de circunstâncias e em parte sendo mencionado um
      Versículo bíblico ou seja para o amor não existe raça sexualidade religião política...
      Ame ame ame sem olhar a quem onde e quando o amor supera tudo que Deus abençoe a todos!

      Excluir
  11. Quando se fala em título, sua explicação não é válida para a Legião Urbana. Muitos títulos não têm nada a ver com a letra, assim como é Monte Castelo, que também é uma cidade brasileira. Muitios títulos de músicas da Legião foram criados antes até mesmo da letra, pois em grande parte das suas composições, a melodia foi criada antes mesmo da letra e aí ela já recebia um nome, o qual é impossível de interpretar, já que jamais saberemos o que pensava o autor da melodia somente ouvindo-a. São muitos os exemplos desse caso. veja só: 7 cidades, Sereníssima, Love in the Afternoon,e etc, etc etc

    ResponderExcluir
  12. Quatorze anos e é capaz de fazer um texto lindo desses. Eu com certeza com essa idade não tinha essa capacidade com essa idade e nem sei se tenho ainda hoje. Música muito bonita mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Meus parabéns pelos trabalhos desenvolvidos.
    Adorei seu blog.
    Continue assim..
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Catorze anos... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Vejo o amor como um todo, o de Deus e o nosso seres humanos comuns, nada a ver com o diabo como ouvi na rádio hoje um pastor dizer . A canção fala de um único amor o verdadeiro.

    ResponderExcluir
  16. Amei essa interpretação linda demais...14 anos nossa vai longe.

    ResponderExcluir
  17. Agora vejo em parte mas então veremos face a face,quando João escreveu ele se referiu a Deus,ele sentia a presença e o amor de Deus mas sabia que um dia veria a face de Deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, quem escreveu este texto bíblico não foi João, e sim Paulo por intermédio de Deus.

      Excluir
    2. Olá quem escreveu foi o Apostolo Paulo e sua interpretação deve ser feita dentro de todo contexto bíblico. a 1. carta aos corintios é uma exortação a igreja que estava em corinto, (quando digo igreja nao me refiro a nehuma denominaçao religiosa mas sim de todos aqueles que creram e creem no Senhor Jesus como seu salvador ok?). Muitos daquela igreja estavam ensoberbecidos com os dons que o Senhor Havia lhes dado como dons de linguas estranhas(que fique bem claro que linguas estranhas sao outros idiomas conhecidos e inteligiveis, e nao esses "labaxurias rabarabaras" que muitos dizem ser linguas de anjos) dons de profecia,fé, entre outros. paulo afirma que o maior dom de todos é o amor. "E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
      E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
      1 Coríntios 13:2,3
      O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
      Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
      Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
      1 Coríntios 13:8-10
      Quando o apostolo diz por intermedio do Espirito Santo que em parte conhecemos e em parte profetizamos é porque naquela epoca o novo testamento ainda nao estava completo , por isso ele diz :"mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá", e encoraja os salvos a nao se exaltarem pelos dons que Haviam recebido e perseverar no maior de todos os doms que o Senhor nos da, o amor, pois quando se completassem as escrituras , muitos desses dons desapareceriam por ja terem cumprido o seu proposito mas o que deveria prevalecer para sempre ,é o amor...espero ter conseguido ajudar a entender esse trecho.abraços!!!


      Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
      Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
      Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
      João 3:16-18

      Excluir
  18. muito bom! to impressionada, uma menina com 14 anos ja escrevendo um texto lindos desses? vai longe menina,sei que vc vai ter um futuro muito bom!obrigada, vc me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  19. NA MINHA OPINIÃO,ESSA MÚSICA,SEM QUERER ENTRAR NA QUESTÃO DO NOME DA MESMA,É SIMPLESMENTE UMA DESCRIÇÃO DO QUE É O AMOR VERDADEIRO,OU SEJA,O AMOR DE DEUS.O APÓSTOLO PAULO FOI INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO PARA REMETER À IDEIA DO DOM SUPREMO.NÃO É APENAS UMA EXPLICAÇÃO OU EXORTAÇÃO PARA UM POVO OU ÉPOCA,MAS UMA EXPLANAÇÃO DESSE SENTIMENTO PARA TODO A HUMANIDADE,INDEPENDENTE DE ÉPOCA,ETNIA,ETC.QUANDO ELE DIZ ''AGORA VEJO EM PARTE,MAS ENTÃO VEREMOS FACE A FACE"ESTÁ SE REFERINDO AO FATO DE QUE OS CRISTÃO ESTÃO EXPERIMENTANDO ESSE AMOR EM CORPOS MORTAIS, E POR ISSO,ESSE CORPO NÃO SUPORTA A GLÓRIA DE DEUS EM SUA PLENITUDE,MAS QUANDO OS QUE CREEM FOREM PARA A GLÓRIA ETERNA,TERÃO OS SEUS CORPOS TRANSFORMADOS E AÍ SIM PODERÃO VER O SENHOR JESUS FACE A FACE,OU SEJA,A PLENITUDE DO AMOR.OBRIGADO A TODOS,ESPERO TER AJUDADO.

    ResponderExcluir
  20. BELA CANÇÃO VIVA RENATO RUSSO UM GENIO NA LETRA DESSA MÚSICA .

    ResponderExcluir
  21. Todos vocês me ajudaram bastante, pude ter varias ideias com opiniões variadas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Bela canção! Melhor interpretação! Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Deve-se levar em conta a espiritualidade de Renato Russo! não é a primeira música que ele utiliza trechos bíblicos e ideias religiosas católicas e protestantes. E a música é nitidamente retratada como em 1 coríntios 13,o amor como dom supremo de vida, visto que ele contrasta contra a guerra de Monte castelo que dilacera pessoas( e não somente amantes). A guerra destrói, o amor constrói e reconstrói!O amor está acima de qualquer oferenda humana, está acima dos interesses do homem que muitas vezes age egoisticamente em busca de ganância e poder.O amor é o elo divino que liga o supremo bem ao coração do esperançoso( é assim que Renato se fazia nessa canção,um homem de esperança em face a um mundo egoísta).O amor é o principio e no final de tudo o que ainda restará para recomeçar...o dom supremo não pode ser vencido jamais." Porque é só o amor que conhece o que e verdade, o amor é bom não quer o mal, não sente inveja ou se envaidece".

    ResponderExcluir
  24. Pergunta:o que essa letra tem a ver com o mundo de hoje?

    ResponderExcluir
  25. Bom pelo que eu li em um jornal na época do lançamento do LP que contém essa canção . Renato Russo, estava no seu quarto do hotel " na parte em ele diz estou acordado e todos dormem " justamente quando ao abrir o criado mudo e pega a Bíblia para ler. E tbm. Diz todo hotel que se preze tem uma Bíblia.

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.