Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Mata Virgem

     Decididamente, o que diferencia Raul Seixas de muitos "cantores" que temos atualmente é, além de sua qualidade inegável enquanto músico e de sua formação enquanto pensador, estudioso e filósofo, a sua versatilidade.
     Raul tem músicas para tudo quanto é tema, para tudo quanto é estilo e gosto. Tem O Carimbador Maluco, que fala da influência americana em nossas vidas; tem Metrô Linha 743, que fala dos anos de ditadura; tem Medo da Chuva, que fala da hipocrisia do casamento; e tem Mata Virgem, que fala de desejo sexual, de sexo propriamente dito e de amor.

     Essa canção foi composta também por Tânia Menna Barreto (uma das mulheres de Raul) e isso explica a razão de ser tão plácida, tão suave, tão romântica, apesar de ser repleta de conotação sexual.
     O título da música - Mata Virgem, fazendo alusão à mulher virgem - já nos é bastante sugestivo. Como se não bastasse isto, a única pretensão de Raul Seixas nessa música é descrever a sua amada.

Você é um pé de planta que só dá no interior,
no interior da mata,
coração do meu amor.

Nesta fase da música, é Raul quem fala. Ele caracteriza a sua amada como rara e única, como a fonte dos seus mais belos sentimentos.

Você é roubar manga com os moleques no quintal,
é manga rosa, espada,
guardiã do matagal.

Aqui, quem já roubou manga do quintal do vizinho, saberá bem a sensação que Raul quer passar. Roubar é uma aventura, roubar manga é gostoso, é prazeroso, é, além de tudo, algo que faz o coração palpitar, a adrenalina correr nas veias, ainda mais quando se é moleque. É assim que Raul a vê, como o ato de roubar manga, como a manga suculenta, deliciosa, com qual se lambuza.
Estes versos estão na música para dar suavidade, para dar uma ar infantil de ingenuidade.

Qual flor de uma estação,
botão fechado eu sou:
se amadurecendo pra se abrir pro meu amor.

Neste momento, não é Raul quem fala, mas sim Tânia. E aqui nos deparamos com a questão virgindade. Não estamos necessariamente falando de virgindade sexual (e estamos!). Quando diz estar se amadurecendo, Tânia sugere que seja virgem, ou que não está pronta para o sexo, ainda se preparando para isso.

Úmida de orvalho que o sol não enxugou,
você é mata virgem pela qual ninguém passou.
É capinzal noturno, escuro e denso, protetor
de um lago leve e morno:
teu oásis, seu amor.

Raul retorna a falar e a descrever Tânia. É então que tocamos no quesito "desejo sexual". Ela é virgem, mas nem por isso deixa de sentir desejo, de excitar-se. E é sobre isso que fala esses últimos versos: excitação feminina, pelos pubianos... Tânia e Raul, amor, sexo.

     Depois disso tudo, aproveito pra mudar um pouquinho de assunto sem mudar de contexto. Fica claro aqui qual o problema do funk carioca, não é? Ou pelo menos qual não é o problema. Não é ruim falar de sexo! Cá está Oceano, de Djavan, que não me deixa mentir. Quando se fala de música, mesmo citando o sexo, é preciso ser belo, e é preciso (no mínimo) ser tão boa quanto Mata Virgem.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

9 comentários:

  1. É verdade, as músicas antigas falam sim sobre sexo, mas é totalmente diferente das letras de hoje, falam sobre o desejo, e não transformava o sexo como algo banal como fazem as músicas de hoje, belo post!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, pena que as pessoas que mais precisam ler este post provavelmente nunca chegarão a lê-lo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas nem sabem ler... e falo ler no sentido de compreender alguma informação no meio das letras...

      Excluir
  3. o que seria o sexo, somente um prazer? pra alguns talvez sim, mas a mistura d sexo com amor trás um resultado incrível... Rita Lee sabe bem isso..., e quem ama também...mas não vou falar de um significado que costuma ser variável, no qual pode valorizar a si, e rebaixar a um nível decepcionante.
    ao meu ver, o funk, não só carioca, pois não são os únicos é esse... não é o comentário depreciativo que faz da música um lixo, é dá mensagem que ela passa, e no funk( alguns no forró também)a mulher, que tem um valor imenso já ao nascer por ser quem é,acaba perdendo o seu valor e muitas preferem assim. então dá pra ter noção que o assunto sexo pode ser ruim ou bom, depende de como você o trata...ótima interpretação thamirys, como sempre...
    (Anderson Santos)

    ResponderExcluir
  4. estou impressionada com suas interpretações, já devem ter lhe dito isso " a essa altura" de postagens mas quero reforçar vc escreve muito bem. Continue assim, vc vai longe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Erika!
      Fico muito feliz com comentários como o seu, que acabam me estimulando cada vez mais. Muito obrigada.
      Continue vagando pelo blog!

      Excluir
  5. Formidável!!!

    Engraçado, essa semana ganhei uma camisa de Raul... Metrô Linha 743.

    Não é pq sou de Salvadro, mas tenho um orgulho retado de cabra.

    Forte Abraço a todas/os!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a sua interpretação.A primeira vez que escutei essa música,também pensei que o Raul Seixas estava falando sobre uma mulher virgem.

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.