Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Comida, do Titãs

     Retomando os trabalhos depois de tanto tempo sem publicar nada, volto com uma das músicas mais conhecidas do Titãs: Comida. Não foram só os óbvios pedidos em comentários que me fizeram recomeçar com ela, mas também a percepção de que muita gente encontra o blog ao pesquisar sobre essa música no Google. Resolvi retribuir as visitas.
     A letra é simples, ao estilo próprio do Titãs, mas a mensagem que se passa é muito importante. Enfim, vamos ao que interessa.

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?

     Há quem diga que o ser humano não necessita de nada além do pão e do vinho para sobreviver. Realmente, talvez não haja mais nenhuma necessidade física e básica além dessas para um homem. Mas e quanto às necessidades psicológicas? E quanto ao alimento da alma?
     Bebida e comida não são o bastante. Bebida e comida são o que necessitam uma vaca: água e pasto, nada mais. O homem necessita mais do que isso. O homem anseia mais, tem sede e fome de muitas outras coisas.

A gente não quer só comida,
a gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
a gente quer saída para qualquer parte.

A gente não quer só comida,
a gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
a gente quer a vida como a vida quer.

     É, então, que o eu lírico nos segue dizendo o que ele realmente quer. Como já nos esclareceu, comida não é o suficiente (embora não seja dispensável). O ser humano, em sua visão, necessita também de arte, de cultura, de diversão. E, mais do que sair para onde quer, anseia liberdade; poder decidir sobre a própria vida.

A gente não quer só comer,
a gente quer comer e quer fazer amor.
A gente não quer só comer,
a gente quer prazer pra aliviar a dor.

     O interessante dessa estrofe nem é o seu significado em si, mas o modo que o autor utiliza para compô-la. Observe que "comida" é substituída por "comer" que, por sua vez, não mais apresenta sentido literal. Faz-se uma clara apologia à Revolução Sexual, principalmente na transferência dos anos 70 para os anos 80.
     Aqui, o eu lírico nos diz querer mais do que comer, nos diz querer fazer amor. Mas é bom notar que ele não dispensa o "comer", ele apenas agrega o "fazer amor". Não é apenas sexo por sexo (não na maioria das vezes).
     Interessante também é notar o perfil que se forma do jovem dos anos 80/90, repleto de dores psicológicas, lutando contra isso de todas as formas.

A gente não quer só dinheiro,
a gente quer dinheiro e felicidade.
A gente não quer só dinheiro,
a gente quer inteiro e não pela metade.

     Nesta estrofe resume-se a música. Não é só bebida, comida, sexo, dinheiro. Isso tudo é muito pouco. Quer-se isso, mas também os complementos necessários ao ser humano. Quer-se inteiro, e não pela metade! De que serve o dinheiro sem a felicidade? De que vale o sexo sem o amor? De que vale o alimento físico, se não se tem a alma alimentada?

Diversão e arte
para qualquer parte
diversão, balé
como a vida quer...
Desejo, necessidade, vontade
necessidade, desejo
necessidade, vontade
necessidade!

     Segue um complemento da estrofe anterior. Repete-se tudo aquilo que anseia o eu lírico. São desejos, vontades, são necessidades.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

23 comentários:

  1. A música não seria referência ao estado soviético na década de 80? Naquela época o cenário político era conturbado tanto no exterior quanto no Brasil e as bandas tinham letras com alto teor político. Até onde sei, na década de 80 eles eram anarquistas e a principal crítica em relação ao socialismo era que o estado se torna opressor da sociedade. No meu entendimento, citando palavras que denominam a necessidade e depois contrastando com "saída para qualquer parte"; "diversão"; "balé" (referência ao balé bolchoi muito famoso pelo mundo afora) caracteriza o que se passava na união soviética (ou Cuba) e também um pouco da opressão no regime militar brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafael!
      Eu não sei. Talvez seja. É uma relação que pode ser estabelecida.
      De qualquer forma, se há essa relação, o sentido não muda. Se há, é usada para referenciar o estado brasileiro, a juventude brasileira.
      Creio, realmente, que pode haver essa relação com o socialismo. A questão de não se dar à população apenas o que é necessário. Mas creio também que não era essa a intenção da música quando foi composta. Segundo uma ótica, a música adquire esse significado.
      Obrigada pelo comentário e pela perspicácia!

      Excluir
    2. Rafael, eu acho que a cancao possa ser interpretada de variadas maneiras, e pode ser cabivel em varios regimes totalitarios, por isso, nao acredito que a musica se refira penas ao estado sovietico, mas sim ao estado como um todo, aquele estado que nao tem interresse no povo, como podemos notar ainda hoje no Brasil.

      Excluir
    3. Oque a musica de titas e relacionada com a filosofia?

      Excluir
  2. ola gente alguem pode me ajudar ? tenho um trabalho de artes e o prif pediu para que tirassemos foto de algo ou alguma situação que nos faça lembrar dessa musica alguem pode dizer doq eu posso tirar foto ???

    ResponderExcluir
  3. A música ainda é contemporânea aos desejos dos jovens de 2013 e 2014. A música tem mais de 20 anos e os políticos e governantes ainda não entenderam o que os jovens querem. É o que testemunhamos nos "rolezinhos no shopping".
    Será que vão entender?

    ResponderExcluir
  4. Muito boa interpretação! Incrível a ideia do site

    ResponderExcluir
  5. Concordo com os amigos: acho que a música pode ter várias interpretações. Todavia, fico com a interpretação que Rafael trouxe. É a minha interpretação e de muitos dos que convivo. Outrossim, achei muito interessante a interpretação da Thamirys e passarei a considerá-la também a partir de agora! Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Comida é água
    Bebida é pasto

    ResponderExcluir
  7. ola eu queria saber oq quer dizer bebida e agua, comida e pasto

    ResponderExcluir
  8. Qual o obejtivo da musica ? informar ou provocar emoção?

    ResponderExcluir
  9. como se pode comprender o fato dessa composição se chama comida

    ResponderExcluir
  10. Adoro suas interpretações musicais e gostaria que você conferisse as minhas que posto no meu site.
    bit.ly/bardoaguima
    Na aba ANÁLISES MUSICAIS do menu.
    E, inclusive, meu site não está aparecendo no Google (você tem alguma dica para que ele apareça lá?).

    ResponderExcluir
  11. Queria que me ajudassem, a pergunta er. O que aconteceu com o brasil quando a musica comida de titãs foi composta e ouvida

    ResponderExcluir
  12. Adorei a interpretação.
    Eu procuro uma musica diferente mas q contenha esse mesmo sentido de q "viver vai alem de sobreviver", alguem pode me ajudar por favor...?

    ResponderExcluir
  13. O que significa "a gente" enfatizado na música?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer todas as pessoas, a sociedade como um todo.

      Excluir
  14. Gente tenho um trabalho de Português e a prof que que eu oq tem na música que clitica

    ResponderExcluir
  15. Tambem acho que vou ficar com a resposta do Rafael 😏😏😏

    ResponderExcluir
  16. Ola gente tenho um trabalho de português para entrega. E estou precisando muito da ajuda de vcs.quem ai pode me ajuda? E assim considere estes versos da canção: "A gente quer saida para qualquer parte/A gente quer irteiro não pela metade me ajudem por favor.

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.