Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Músicas para ouvir e refletir nesta semana II

     Mais uma listinha com dez boas músicas, nacionais e internacionais, que, certamente, animarão ou não o seu final de semana. Além da lista, uma pequena descrição acerca cada uma das canções.
  1. Nada Além, de Frejat
  2. Esconderijo, de Ana Cañas
  3. The Last Time I Saw Richard, de Joni Mitchell, com a Legião Urbana
  4. The Man Who Sold the World, de David Bowie
  5. Mil Perdões, de Chico Buarque
  6. O Meu País, de Zé Ramalho
  7. Mr. Tambourine Man, de Bob Dylan
  8. Aquele Abraço, de Gilberto Gil
  9. Veja, de Vital Farias, com Elba Ramalho
  10. Jesus doesn't Want me for a Sunbeam, do The Vaselines, com o Nirvana
     Nada Além: É uma música de Frejat que nos fala sobre como as pessoas sempre acham suas dores maiores do que as dores de todo o mundo. Enquanto achamos que sofremos muito, não percebemos o quanto sofre quem está ao nosso lado.
     Esconderijo: É uma canção que diz respeito a alguém e seu jeito de ser. É calma e muitos haverão de se identificar. Gosto mais do ritmo do que da letra em si.
     The Last Time I Saw Richard: Apesar da voz linda que tem a Jimi Mitchell, não vejo graça em sua interpretação de "The Last Time I Saw Richard". No entanto, a história dos dois amigos que se reencontram em momentos pessoais distantes ganhou vida na voz de Renato Russo, no Acústico MTV.
     The Man Who Sold the World: O Nirvana até fez um cover, que também me agrada, mas não tem pra ninguém quando o David Bowie interpreta suas canções. Desde a primeira vez em que ouvi esta canção até hoje, tento entender se ele fala de D'us ou do diabo; ou de outra coisa qualquer, vai saber!
     Mil Perdões: Ah, Chico Buarque! Entendedor da alma feminina, nesta canção ele assume o papel de homem de verdade. Casado, trai a mulher e justifica a traição, pondo a culpa na mulher. É tão bom em suas justificativas que até quem ouve esta música fica em dúvida.
     O Meu País: Músicas de protesto não ficaram totalmente fora dessa lista. Zé Ramalho, nesta música, nos diz exatamente o que fazemos hoje em dia. Reparamos, estamos vendo todas as falcatruas que estão fazendo com o país. Mas fazer algo, que é bom, ninguém faz.
     Mr. Tambourine Man: Outra que não há versão que seja melhor que a original. Dylan cantando "Mr. Tambourine Man": não preciso explicar do que se trata; essa é pra sentir.
     Aquele Abraço: Há quem ache que essa canção fala do Rio de Janeiro. Santa ingenuidade! Escutem e tentem entender a crítica política e social por trás do Rio de Janeiro, que continua lindo.
     Veja: Uma paraibana interpretando uma música de outro paraibano. Suave, essa música conta a história de quem abre mão por amor. Vocês deveriam conhecer Vital Farias, o poeta, o compositor.
     Jesus doesn't Want me for a Sunbeam: Quando os The Vaselines compuseram a canção, ela chamava-se "Jesus want me for a sunbeam". Não fez sucesso. Puseram um 'não' no título e tudo mudou. O Nirvana fez um cover e foi a música decolou. Afinal de contas, todo mundo gosta de um pouco de melancolia.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

2 comentários:

  1. Menina, como você conhece essas coisas?! Que lindo ver gente tão jovem ouvindo coisa boa, pensando... são essas as crianças que derrubarão os reis.

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.