Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

15 Anos sem Renato Russo: O significado das músicas da Legião

     Dando início à uma pequena (mas verdadeira) homenagem ao aniversário de quinze anos da morte de Renato Russo, organizei uma lista com quatorze artigos, onde foram analisadas dez músicas da Legião Urbana no espaço de nove meses de existência do blog Interpretação Pessoal. Confira!


     No primeiro post do blog, escrevi sobre a música Daniel na Cova dos Leões e a minha visão sobre ela e sua relação com a parábola bíblica.

     Uma breve explicação sobre uma canção do primeiro álbum da banda, onde Renato Russo simplesmente mostra todo o seu potencial de artista, ao assumir o lugar de um "personagem real".

     A canção não faz parte da obra do Renato Russo, mas foi interpretada tão lindamente por ele que a música acabou adquirindo o seu jeito, o seu modo, a sua personalidade. Por isso, a brilhante canção de Paulo Ricardo e Luiz Schiavon entra nessa lista.

      Esquadros é mais uma das canções que, apesar de não serem de autoria do Renato, foi majestosamente interpretada por ele. E, como tudo que ele faz ganha a sua cara, ninguém poderia deixar de conhecer o significado da canção que fez o público adorar Adriana e ovacionar Renato.

     Com a canção Por Enquanto aconteceu o contrário das duas anteriores. Conhecida do grande público na voz da cantora Cássia Eller, essa música é mais do que uma canção de amor, é uma balada e, como tal, envolve uma história. A história que está por trás de Por Enquanto? Só lendo o artigo para saber!

     Uma das canções mais tristes e melancólicas de todo o repertório da Legião nos ensina coisas que nem mesmo podíamos imaginar e nos revela mais sobre Renato Russo do que pensávamos.

     A música que Renato considerava "perfeitinha" pode ter um significado mais do que especial. E como sempre, revela coisas sobre a infância e a vida de Renato Manfredini Jr.

     Uma releitura do primeiro artigo publicado no blog. Neste post exponho não só a minha interpretação da música, mas também os motivos que me levaram a crer neste significado.

     "Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa!". Exponho, neste artigo, o significado não só desses versos que intrigam tanta gente, como o de toda a música.

     Uma análise não só da música Natália, mas do contexto social que vigorava na época na qual ela foi criada.

     O segundo artigo da série "Gerações" diz respeito à famosa canção Geração Coca-Cola. Neste post, você poderá encontrar não somente o significado desta música, mas também o que ela nos revela dos jovens da época na qual foi escrita.

     Uma pequena lista com cinco músicas consideradas (por mim) as mais tristes de todos os tempos da Legião Urbana e uma pequena explicação sobre elas.

     Um dos posts de maior aceitação da história deste blog fala da música "Índios". A canção escrita após uma tentativa de suicídio é a que mais nos revela sobre o líder da Legião Urbana.

     A sugestão de um dos nossos leitores nos rendeu um dos posts mais inteligentes de todo o blog. Desafio aceito, neste artigo explicamos a última canção do último disco da Legião Urbana com o Renato Russo ainda em vida: O Livro dos Dias.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

6 comentários:

  1. Continue postando, sempre que tenho um tempinho dou uma olhada aqui! Muito bom o blog, sempre!
    Tente postar cada vez mais músicas do Legião, assim como, Titãs, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e por aí vai..
    Parabéns por todas as suas interpretações, li praticamente todas, e na maioria delas concordei e admirei muito sua perspicácia e inteligência!
    Continue assim, que tu já tem um fã de seu "trabalho"!

    ResponderExcluir
  2. @Luvas V
    Obrigada por tudo e pela paciência em ler, principalmente. Tento atualizar o blog ao máximo. Fico muito feliz em saber que já tenho um fã e mais feliz ainda em ver que o meu plano inicial com o blog está se concretizando: a interação com outras pessoas. Continue visitando e lendo os artigos que eu tô preparando umas coisinhas novas pra vocês!

    ResponderExcluir
  3. Thamirys parabéns, fiquei de boca aberta com suas interpretações e com sua idade, pra mim foi muito importante ler e conhecer um pouco mais sobre a historia de cada música, escuto legião quase todos os dias, apesar de não curtir rock (gosto de sertanejo)...

    ResponderExcluir
  4. Cade o significado de eduardo e monica dizem que foi por causa de um cara que ele gosto mais estava namorando com uma menina que tinha filhos queria saber se éssa historia é verdadeira.Para sempre legião no nossos coraçois salve legião.

    ResponderExcluir
  5. Tem um erro. O link de Por Enquanto vai pra Esquadros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romario, muito obrigada pelo aviso. Já corrigi o erro, creio que caso tente agora, o link redirecionará para o post correto.
      Beijos e abraços!

      Excluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.