Interpretação

Pessoal

Interpretações, Significados e Análises de Letras de Músicas

Salve a Legião | Por Enquanto | Cássia Eller

     Passei muito tempo sem escrever nada aqui no Blog: sem postagens de texto, imagens, vídeos ou qualquer alteração no design ou coisa do tipo. E, para recuperar o tempo perdido, decidi recomeçar com uma música do Renato Russo, interpretada com brilhantismo também por Zélia Duncan e Cássia Eller: Por Enquanto.
     Não é essa uma canção tão difícil de ser entendida. Basta apenas prestar bastante atenção em sua letra e, com certeza, encontrará um significado bonito para ela. Mas, apesar de simples, como falei, descobre-se lindos significados que, obviamente, diz mais sobre quem interpreta do que sobre a música em si.

     Essa canção, uma das quais mais gosto de ouvir e cantar, na minha mais humilde opinião, retrata o desgastar com o tempo de um relacionamento. E, usando um pouco de psicologia, diria até que um certo amadurecimento do eu lírico.
      Mudar as estações, quero dizer as estações do ano, significa passar o tempo. As horas correm, viram dias, que viram meses, que viram anos e, num ano, há quatro estações. Talvez o tempo idealizado na música não seja exatamente um ano, ao contrário, parece-me ser bem mais que isso, mas quando refiro-me a um ano, refiro-me a um tempo muito longo.
     O mais engraçado é que, falando em Renato Russo, criador dessa linda obra, parece até clichê falar em quatro estações, estações do ano, as outras estações e atribuir o sentido de tempo à essas expressões, levando em consideração que é tão comum vê-las em músicas e CDs da legião Urbana. Mas é realmente esse o sentido que vejo.
     E quando, em um longo período de tempo, nada muda, suponho que Renato Russo falava de monotonia, de uma rotina desgastante que, com toda a certeza do mundo, acaba corroendo sem dó ou piedade qualquer relacionamento, seja ele amoroso ou não.
     E, para confirmar a genealidade de seu compositor (e seu dom de lidar com as palavras), o eu lírico da canção diz que percebe que alguma coisa aconteceu, que algo está diferente. Mas esse mesmo eu lírico dizia antes que nada mudou! O fato é que "mudar" e "estar diferente" não são sinônimos nesse caso. Os sentimentos estão diferentes, justamente por nada ter mudado. Aquilo que antes poderia ser amor, hoje já não se sabe o que é.
     Outro fato importante a se considerar é a ilusão e a utopia que as paixões, sejam repentinas ou não, causam num ser humano. A sensação de que tudo durará invariavelmente e eternamente parece, de certo modo, inevitável. Mas o tempo passa e essa sensação acaba diminuindo e dando lugar a uma realidade cruel: "o pra sempre, sempre acaba".
     E apesar de, depois de um certo tempo, não haver mais o mesmo sentimento que existia há esse mesmo certo tempo, nunca alguém conseguirá apagar uma página (ou um capítulo) de sua vida. É assim com o eu lírico e, mais que isso, ele mesmo não deseja apagar as palavras que escreveu no livro de sua vida, pois, apesar de não ser o mesmo, ainda há um sentimento de companheirismo, amizade e quiçá de amor: diferente, mas ainda amor.
     E, por haver ainda resquícios de amor, o eu lírico ainda pensa na tal pessoal com a qual se relacionava e se sente bem ao estar ao seu lado, ao ouvir sua voz, ao ver seu sorriso, com a sua companhia. Não vê motivos para parar de ter esse relacionamento (que já posso considerar, com toda essa interpretação, como amoroso), mas então entra o tal amadurecimento que falei no início do texto.
      Não existe mais o amor entre homem e mulher, não há a afetividade de um casal e assim, mesmo com tantos motivos para não desistir desse relacionamento ou tentar melhorá-lo de alguma forma, chegou a hora de terminar e voltar pra casa, voltar ao que era antes de tudo.
     Por toda essa interpretação, apesar de achar a versão da Cássia Eller muito mais atual e simpática, prefiro a originalidade do Renato Russo, pois nessa versão consigo enxergar facilmente o significado da canção e perceber que a melodia é tão importante quanto a letra em si para procurar-se o que o autor quis passar.

# Compartilhar

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

30 comentários:

  1. Brilhante análise da letra. Com certeza "Por enquanto" é uma das mais belas canções do renato, pois mostra toda sua habilidade de transformar palavras em sentimentos. Também acho que a letra fala sobre um relacionamento que caiu na monotonia e assim se desgastou, exemplificando a fragilidade do amor. Entretanto, acho que no fim da música,quando o eu lírico diz "estamos indo de volta pra casa", ele não quer dizer para terminar o relacionamento, e sim para continuar com esse relacionamento, com o casal voltando junto para casa. Dessa forma, após fazer uma análise de seu relacionamento, o eu lírico acaba resolvendo que o melhor é continuar com a pessoa amada, apesar dos problemas enfrentados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Música maravilhosa!
      Gostei muito da discussão gerada!!

      Amo Legião Urbana, amo música boa, que nos faz refletir, sonhar... q mexe com nossos sentimentos e o Renato fazia com maestria.

      VIVA RENATO 20 ANOS

      Excluir
  2. Gian, eu confesso que nunca tive muita certeza quanto ao trecho "estamos indo de volta pra casa". Então eu apenas segui uma linha de raciocínio. Eu, ao menos, entendi que o eu lírico não queria deixar tudo como estava, já que diz que mesmo com todos os motivos para deixar seu relacionamento como está, agora tanto faz. Mas você interpretou de um jeito que eu não tinha pensado antes e que, pensando bem, até faz muito sentido. Vou rever isso. E obrigada pelos elogios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, o raciocínio mais lógico é o de que cada um tomou o seu próprio rumo. Quando se diz "Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está [...]", a palavra "mesmo" equivale a "ainda que", que dá ideia de oposição ao que será dito posteriormente. Ou seja, mesmo com tantos motivos pra continuar a vida do jeito que está, nós decidimos não continuar e voltar pra casa. (Cada um para a sua, não a mesma casa).

      Caroline.

      Excluir
    2. Eu concordaria mas cada uma ir para a sua seria desistir, então... Não sei fiquei mais inclinado a visão dos dois voltando para a casa juntos.

      Excluir
    3. eu imagino alguém cantando um leito de morte!

      Excluir
    4. Manoel Gomes, é que na verdade sua dúvida surge a partir da parte que ele diz "nem desistir nem tentar, agora tanto faz" na verdade ele desistiu sim pois cada um está voltando pra sua casa, o que na verdade ele quis dizer com "Nem desistir" foi uma forma de se expressar informal, pois como agora tudo "tanto faz", o "desistir" seria como entrar em detalhes sobre um assunto que já não rende discussões e como ele pensa nela e "está tudo bem", talvez sem discussão eles entraram em um acordo e cada um foi pro seu lado. "Nem desistir, nem tentar, agora tanto faz", desistir para ele seria como descutir ficar triste, pois desistir soa como negativo, e quando alguém desiste de um relacionamento normalmente ele desiste de tudo da amizade da pessoa e pelo visto ele não desistiu nem da amizade nem da pessoa, apenas do relacionamento, por isso apenas voltou pra casa.

      Excluir
    5. Adorei Essa discussão sobre a música pq há muito estou tentando "decifrar" o final. "nem desistir,nem tentar" mas ao mesmo tempo"estamos indo de volta pra casa". Juntos ou separados? Imagino que moravam Juntos, logo estão indo juntos continuar essa relação, acomodados para desistir ou para tentar mudar as coisas. Exatamente como tantos casais.

      Excluir
  3. Nossa, post sensacional! Parabens guria, siga com esse trabalho no blog qe estarei acompanhando!

    ResponderExcluir
  4. mt bom msm! parabens... a partir de agora vou visitar sempre esse blog
    Renato Russo eterno

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela bela interpretação!! Maravilhosa!!!! Naquela parte("Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como esta, nem desistir nem tentar...")

    Eu consigo ver que mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como esta ( parece que o eu lírico gosta muito da pessoa e talvez não consegue tomar uma posição de voltar pra essa pessoa ou talvez ele não pode mais voltar por outras circunstancias ,pois pareçe que eles se encontram como amigos e por isso ele prefere no momento ser amiga(o) ao invez de virar a cara por nao poderem ficar juntos e ficar definitivamente ,por isso ele fala " nem desistir, nem tentar agora" porque ele não vive longe dessa pessoa e não consegue desistir definitivamente e talvez não possa tentar novamente agora por algo que aconteçeu nesse tempo que eles tiveram separados. E o estamos indo de volta pra casa significa que ele e ela tem que voltar pra realidade e serem amigos ( mesmo que da parte dele ele queira que eles voltem pra agora).

    No geral a letra fala de um relacionamento que mesmo com chuva e sol teve seus contratempos mais ainda as lembranças e o carinho falaM mais alto até hj...
    Eles agora são amigos pórem existem as lembranças do passado, e ele pelo que eu acho gosta tanto da outra pessoa ainda que tentaria outra vez, só que o momento não será agora, por isso ele deixa um parentesis (ou seja melhor serem amigos e poderem se ver do que ele virar a cara e não ter mais noticias já que não eh o momento certo pra ele tentar algo de novo, por isso ele volta pra realiadade que por um minuto fugiu de sua cabeça pois ele pensa muito no futuro e gostaria de ficar novamente com a pessoa amada ou seja o futuro pareçe incerto, parece que a outra pessoa não pode viver esse momento com o autor agora e ele só pensa no dia em que eles se unirão novamente.

    Letra linda demais viva Renato Russo e Cássia Eller.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cássio Pirani!
      Verdade! Realmente é uma ótima explicação para esses últimos versos. Faz muito sentido, ainda mais quando atribuído à teoria de que é um amor que se desgastou e que, por consequência, pode ter virado uma linda amizade.
      Obrigada pelos elogios e pela opinião. Continue comentando!

      Excluir
    2. Cássio eu consegui enxergar exatamente desse jeito ... Parabéns!!!

      Excluir
    3. Bela interpretação tmb acho q é esse sentimento tudo q vc falou tem haver .amei

      Excluir
    4. Eu penso igual ao Cássio Pirani porque é exatamente isso que estou vivendo.

      Excluir
  6. http://palavrasingular.wordpress.com/2012/04/14/httpwww-youtube-comwatchvlyfq5varrvw/ Esse blog também é seu ? Interessante como as análises são parecidas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Anônimo, não é meu. É simplesmente um plágio descarado e sem-vergonha que, com certeza, denunciarei. Pq plágio é crime e dá cadeia!
      Obrigada por me avisar! Muito grata!

      Excluir
  7. Eu e a pessoa que gosto nos afastamos... eu disse a ele que não sabia como me reaproximar... que as coisas estavam diferentes e que gostaria que ele voltasse a ser como antes... e que estava com saudades... ele me mandou essa música e estou confusa em interpretar a mensagem...
    Não sou burra, apenas o envolvimento emocional me deixa insegura na interpretação... uma coisa é certa, se ele não estivesse interessado não me responderia nada...

    ResponderExcluir
  8. Eu entendo que o final "estamos indo de volta pra casa" está relacionado ao término da relação, a palavra casa está relacionada ao seu eu verdadeira redescobrimos após o término de cada relacionamento. Mas acho que nessa letra ainda canta com amor sz ele ainda ama apesar da dor.

    ResponderExcluir
  9. Estou passando exatamente por Isso e essa música é perfeita no momento. Meu relacionamento que durou 5 anos, foi naturalmente perdendo a força, mas a amizade é e sempre será forte pelos momentos ´difíceis vivenciados nesse período de tempo.

    Acho que n terá volta, pelo desalinhamento de nossos perfis...enfim... estamos indo cada um de volta pra sua casa.

    ResponderExcluir
  10. Uau! Sem comentários. Eu imaginava que a interpretação fosse algo do tipo, mas o "estamos indo de volta para casa" eu via de uma outra forma apesar do "nem desistir nem tentar, agora tanto faz."
    Obrigada por sua análise. Uma abraço. ^^

    ResponderExcluir
  11. Muito fodaa,parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Amo essa musica e o ultimo verso sempre esteve martelando na minha cabeça... Levando-se em conta que o nosso autor tenha por diversas vezes utilizado como fonte de inspiração livros sagrados de diversas religiões como por exemplo o budismo o hinduísmo e o cristianismo fico inclinado a pensar que o trecho q diz "estamos indo de volta pra casa" seja o lugar de onde vimos e para onde iremos, o recomeço de uma nova vida, ou seja a reencarnação.....A morte é vista nas religiões orientais como forma de renascimento e de amadurecimento....Neste caso seria o fim da angústia fim do relacionamento do sofrimento e é sem dúvida o estado em que o menos importante seria desistir ou tentar que a concepção de tempo e todo sofrimento já não fazem sentido...
    Peço desculpa pela pretensão e convido a todos pra buscar no hinduísmo e no budismo interpretações para a expressão....
    Posso estar cometendo um enorme equívoco mas esta é a minha linha de raciocínio...aceito críticas e colaboração...grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me permitem, aproveitar essa interpretação que mais se aproxima da minha. Como muitos sabem, tanto Renato Russo, como Cassia, eram pessoas de uma inteligência brilhante e de uma sensibilidade espiritual evoluída. Em minha interpretação entendo que eles queriam retratar algo que estava prestes a acontecer....esse caos geofísico, altas e baixas temperaturas e escassez de agua por falta de chuvas que estamos vivendo atualmente. "Mudaram as estações, nada mudou" para mim fica claro que existe uma mensagem a ser passada de uma forma discreta...de que estamos tendo chuvas de verão em pleno inverno, e frio em pleno verão...porém, aparentemente nada foi executado para que essa reviravolta tenha acontecido. Mas a sensação de que algo aconteceu existe em todos nós...o problema é que não fomos avisados. " Se lembra de quando a gente chegou um dia acreditar que tudo era pra sempre, sem saber que o pra sempre, sempre acaba" - Nascemos com a certeza de que nosso mundo é infinito...nossa natureza, horizonte...mas que até mesmo isso, sem que tenhamos uma previsão...um dia acabará. " Mas nada vai conseguir mudar o que ficou" - Aqui, segundo minha visão, refere- se ao que já foi feito...ganhamos de Deus um mundo perfeito e em plena ordem, mas a ambição da humanidade aos poucos destruíram isso e não adianta querer voltar atrás...o que resta é se conformar com as consequências. " Quando penso em alguém, só penso em você, e aí então estamos bem" - Apesar de todo mal cultivado...e sabendo que isso terá um preço....lembramos que existe um Deus que tem compaixão de todos seus filhos e isso é que dá a sensação de que no final...tudo ficará vem. "Mesmo com tantos motivos, pra deixar tudo como está, e desistir nem tentar agora tanto faz, estamos indo de volta pra casa" - Existe algo muito maior do que nosso controle, não depende de algumas boas açoes, aquela citação bem se encaixa nesse contexto: ( Uma andorinha não faz o verão). Para tentar recomeçar seria necessário uma conscientização mundial de praticar o bem....mas como isso é quase impossível... o que resta é desistir, nem tentar e se conformar.....e aguardar o momento de " voltar para casa" que significa voltar ao lado de Deus...desencarnar, e depois de um processo espiritual ter a chance de recomeçar com a reencarnação...com a tentativa de fazer melhor.
      Essa é minha interpretação. Cassia e Renato Russo tinha uma sabedoria extraordinária e eram bem antenados do que estava acontecendo desde aquela época. Existe uma organização mundial secreta que manipula e administra todos os países através de seus respectivos representantes ( presidentes). Pode parecer loucura, e nem quero me comprometer a entrar em detalhes. Mas gostaria de compartilhar e cada um interessado, se aprofundar e começar entender o que está acontecendo...aí vâo perceber que nada é mero acaso da natureza. Busquem entender sobre HAARP e ILLUMINATIS e as relações e interferências que estamos vivendo hoje. Grande Renato Russo e Cassia Eller...
      Depois tentem interpretar a musica Segundo Sol de Cassia, mas depois que se informares a respeito dessas duas organizações que citei.
      É isso.
      Bjaoo pessoal.

      Excluir
  13. Meu Deus que interpretação fantástica. Amei do início ao fim. Sem tirar nem por. Simplesmente perfeita, feita pra mim.

    ResponderExcluir
  14. A interpretação é divina. Mas prefiro na voz de Cássia Eller.

    ResponderExcluir
  15. Nossa muito boa essa interpretação, sempre tentei entender, mas juro que nunca dessa maneira que faz total sentido, amei, amei, amei. Parabéns pelo trabalho👏🏼👏🏼❤

    ResponderExcluir
  16. Eu entendo que é uma situação irrevivescível, que já ambos não podem fazer absolutamente nada por causa do enorme tempo que se passou, uma vida melhor dizendo (estações). Mas acredito que os dois estão juntos ainda, mesmo com essa vida desgastada menciona pela autora lá em cima. Agora mesmo os dois pensado em algo para reverter o que eles estão vivendo, os dois sabem dentro de si que não podem fazer nada e no final da música eles caem em si e notam a real situação e decidem algo que já estava decidido pelo tempo "ir para casa",ou seja, viverem o tempo que lhes sobram.

    ResponderExcluir

-Todos os comentários estão sujeitos à moderação da administração do Blog Interpretação Pessoal;
-Para ter seu comentário publicado sem maiores problemas, recomendamos que leia a Política de Comentários do nosso blog.